Antes da Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina, a Scania projetava retração de 10% nas vendas de caminhões na feira. A estimativa era baseava na previsão de queda do mercado, por causa da alta taxa de juros (Selic) e dificuldade na obtenção de crédito. Porém, os bons resultados da feira fizeram com que a marca revisse os números.
Conforme a Scania, em relação a 2024 foram vendidos apenas cinco caminhões a menos na Agrishow. Porém, como os preços subiram, a fabricante estima que o faturamento foi equivalente ao do evento do ano passado.
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Setor off-road pode repetir desempenho de 2024
Conforme o gerente de vendas de soluções off-road da Scania, Luciano Piccirillo, a Agrishow serviu como termômetro para avaliar o comportamento do mercado. Assim, as vendas de caminhões para operações off-road em 2025 devem ser parecidas com as de 2024. No ano passado a Scania fechou com 1.705 caminhões fora de estrada vendidos no País, com alta de 29% para a Scania ante 2023.

Seja como for, a previsão da Scania para 2025 é de crescimento das vendas em torno de 10%. Conforme a companhia, isso deve ocorrer principalmente por causa da ampliação do portfólio de produtos. Nesse sentido, um dos destaques é o P 280, voltado para operações da área de construção e coleta de resíduos.
Apesar do otimismo em setores como o transporte de grãos, cuja previsão é de safra de 328,3 milhões de toneladas, para outros segmentos ainda há incertezas. Nesse sentido, há risco para os produtores de cana-de-açúcar, por causa da previsão de chuvas insuficientes em algumas regiões.
Setor madeireiro busca soluções sustentáveis
A Scania também vê potencial no mercado madeireiro. Segundo Piccirillo, o segmento tem demonstrado grande interesse em soluções alternativas aos motores a diesel. Assim, uma das apostas da marca é o novo RH 460 6x4 a gás. Lançado na Agrishow, trata-se da volta do modelo da linha R a gás.
Com tração 6x4, essa opção pode puxar implementos bitrem e rodotrem de até 74 toneladas. A novidade é resultado de mudanças na lei. O seja, foi possível aumentar em 1 tonelada a capacidade no eixo dianteiro de caminhões a gás e elétricos. Os caminhões agora podem rodar com até 7 toneladas de capacidade.
Além disso, como o modelo da Scania tem autonomia de até 650 km, os caminhões a gás podem atender o setor madeireiro, que requer operações de médias distâncias. Seja como for, as primeiras vendas do novo modelo foram para o transporte de grãos.
Novidade para o setor sucroalcooleiro
Conforme a marca, cinco unidades foram vendidas, bem como houve a assinatura de 15 cartas de intenção de compra durante a Agrishow. De acordo com Piccirillo, ao menos duas grandes empresas vão testar o novo modelo a partir de junho. Porém, ele não revelou os nomes desses potenciais clientes.
Outro destaque da Scania na Agrishow foi o 560 G Super XT, um cavalo-mecânico para transbordo, desenvolvido em parceria com a Megatec que está em fase final de homologação. A novidade despertou o interesse de ao menos 20 empresas do setor sucroalcooleiro, conforme a empresa.

Trata-se do primeiro cavalo-mecânico para transbordo com capacidade de carga de 34 toneladas. Ou seja, houve ganho de 55% em relação às 22 t de capacidade dos caminhões rígidos. O aumento ocorre graças à possibilidade de utilizar implementos do tipo bitrem.