A Scania tem bons motivos para comemorar. Em 2024, as vendas do caminhão semipesado P 320 com tração 8x2 praticamente dobraram em relação aos resultados de 2023. Segundo dados do Renavam, foram emplacadas 1.376 unidades no ano passado e 702 no anterior. Ou seja, a alta foi de 96%.
Um dos destaques do modelo, cujo preço sugerido parte de cerca de R$ 850 mil, é a ampla lista de equipamentos. Vários deles são pouco comuns em caminhões da categoria no País. Por exemplo, o Scania vem com suspensão pneumática de série, bem como frenagem automática de emergência (AEB) e assistente de permanência na faixa da pista (LDW).
- VEJA MAIS:
- Novo Mercedes-Benz Accelo tem visual polêmico que antecipa o futuro da marca
- Ford Transit 2026 ganha duas versões e itens de segurança
- Iveco Capital faz vendas crescerem com oferta especial de financiamento
Conforme o gerente de soluções de transporte da Scania, Daniel Bandeira, boa parte dos compradores do modelo são autônomos. Além disso, o P320 8x2 faz sucesso entre gestores de frotas com até 50 caminhões.
Diferentemente dos pesados, cuja troca costuma ocorrer entre dois e cinco anos da compra, os semipesados 8x2 ficam mais tempo em operação. "Por cerca de oito anos”, diz Bandeira. Não por acaso, 60% dos compradores do P 320 8x2 também adquirem o Scania Pro, o plano de manutenção da marca.
Motor com maior torque e câmbio do Super
De acordo com a marca, o P320 8x2 tem motor Scania DC08, de cinco cilindros e 9 litros. A potência é de 320 cv e torque, de 163 mkgf, está disponível a partir das 1.050 rpm. Assim, conforme Bandeira, o modelo vai muito bem em operações de curtas e médias distâncias, que demandam maior velocidade média.

“Nesse sentido, um bom exemplo são clientes que atuam no Ceasa. Esses profissionais carregam as verduras nas fazendas, em locais distantes, para entregar nas cidades. Por isso, precisam de um veículo que tenha bom torque sempre disponível”, diz Bandeira.
Contribui com isso a transmissão G25 automatizada, que também equipa os caminhões pesados da linha Scania Super. Além de ser cerca de 70 kg mais leve que as convencionais, ela garante respostas rápidas às solicitações do motor. Como resultado, o P 320 ficou 1% mais econômico.
Segundo Bandeira, com isso as vendas devem continuar aquecidas em 2025. Nesse sentido, também contribui a facilidade de implementação. Afinal, o caminhão tem opções de distância entre os eixos de 4.350 mm a 6.950 mm. Isso reduz a necessidade de furações ou adaptações no chassi.
Scania projeta alta nas vendas em 2025
Conforme o executivo, 95% das vendas do modelo são feitas no varejo. De acordo dom ele, nos primeiros 50 dias de 2025, o número de negócios foi 20% maior que o registrado no mesmo período de 2024.