Mercado

Scania Locação tem 400 caminhões em operação, sendo 30% a gás

Serviço de locação da Scania cresce apoiado na previsibilidade e sustentabilidade e permite testar novas tecnologias antes da compra

Andrea Ramos

23 de out, 2025 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Scania X-Gas, locação
Scania X-Gas, locação
Crédito:Scania/Divulgação

Com três anos de operação no Brasil, a Scania Locação já tem 400 caminhões em operação. Conforme a empresa, isso prova que esse modelo de negócio tornou uma solução madura e vantajosa para empresas de transporte. Conforme a gerente-executiva da Scania Locação, Renata Campos, o programa representa uma ótima opção para quem quer renovar ou ampliar a frota.

De acordo com ela, a Scania Locação está presente na Europa há mais de 30 anos e soma mais de 6 mil caminhões em circulação. "No Brasil, começamos na Fenatran de 2022 e o crescimento vem sendo consistente desde então”, diz a executiva.

Segundo Campos, os profissionais do mercado no País passaram a enxergar a locação de maneira mais racional. “Antes, o transportador dizia que queria ter a posse do bem. Porém, hoje, ele analisa o que faz mais sentido financeiramente. Em muitos casos, compra e locação coexistem dentro da mesma operação", explica.

Locação de caminhões cresce em meio a período de juros altos

Seja como for, o avanço da locação ocorre em um cenário de juros elevados e caminhões mais caros. Assim, isso exige maior cautela e planejamento nas decisões de investimento. Como resultado, essa modalidade tem se mostrado uma alternativa eficiente para manter a frota moderna sem comprometer o caixa da empresa.

“Os juros impactam tanto a compra quanto a locação. Mas na locação o efeito é menor, porque o custo financeiro é apenas um dos componentes do valor mensal, e não o principal”, diz Campos. Além disso, ela lembra que os contratos incluem manutenção completa, bem como documentação, gestão de multas e suporte técnico. "Isso permite que o transportador se concentre na operação dele que é o transporte."


A executiva revela que muitos clientes estão usando a locação como ferramenta para avaliar as vantagens de cada tipo de contrato. “Tem empresa que aluga 10 caminhões e compra outros 10, para poder comparar desempenho e custo total. É uma forma prática de medir qual modelo traz o melhor resultado para cada tipo de operação.”

Frota da Scania Locação tem forte presença de motores a gás

Um dos diferenciais da operação, de acordo com a Scania, é o foco em sustentabilidade. Atualmente, 30% dos caminhões locados pela Scania são movidos a gás natural ou biometano. O que reforça a locação como instrumento de transição energética para as empresas de transporte.

“Muitos clientes têm curiosidade de testar o caminhão a gás, mas ainda não se sentem prontos para investir (na compra). A locação elimina essa barreira, porque eles experimentam a tecnologia dentro da própria operação”, explica Campos.

Além disso, ela destaca que a iniciativa tem estimulado embarcadores e transportadores a adotarem soluções com menor impacto ambiental. “A Scania Locação apoia diretamente a estratégia da marca de contribuir para um transporte mais limpo. Estamos ajudando o mercado a se preparar para o futuro.”

Renata Campos, Scania Locação
Campos diz que o Scania 460 R é o caminhão mais alugado da marca no Brasil; Fotos: Scania

Contratos vão de 12 a 60 meses

Os contratos da Scania Locação têm duração entre 12 e 60 meses. Porém, o de 36 meses é o mais procurado, de acordo com Campos. “Esse período garante alta disponibilidade e performance, com caminhões novos e bem cuidados”, afirma.

Ademais, a frota é monitorada constantemente, e qualquer atraso na manutenção gera alerta imediato. “Acompanhamos cada veículo de perto. Nosso objetivo é que todas as manutenções sejam feitas em dia e que o caminhão esteja sempre pronto para rodar”, diz.

Após o fim do contrato, os veículos passam por uma vistoria detalhada pela rede de oficinas antes de serem vendidos. Segundo Campos, os caminhões devolvidos chegam, em geral, em excelente estado. “Os clientes cuidam bem porque isso faz parte do contrato. E o resultado é uma frota de seminovos em ótimo estado para revenda nas concessionárias.”

Serviços premium e personalização

Cada caminhão locado sai de fábrica configurado conforme a necessidade do cliente. Isso inclui da cor aos opcionais e até o implemento rodoviário, quando aplicável. Além disso, todos têm cobertura do plano de manutenção premium, bem como Scania Fit (sistema de conectividade e análise de condução). Da mesma forma, o contrato garante treinamento para motoristas e gestores de frota.

“O cliente que aluga vive a experiência completa da Scania. Ele tem a manutenção preventiva e corretiva, conectividade e suporte total. Nosso foco é a eficiência energética e o menor consumo possível”, diz Campos. Seja como for, ela afirma que sempre busca aperfeiçoar o atendimento. “Queremos ampliar as ferramentas de gestão, dar mais visibilidade das manutenções, multas e prazos. O cliente precisa enxergar tudo de forma simples e integrada.”


Locação representa 5% dos negócios da Scania no Brasil

Atualmente, a locação responde por cerca de 5% dos negócios da Scania no Brasil, conforme Campos. Porém, ela diz que o potencial de ampliação é alto. No segmento de pesados, por exemplo, a marca tem cerca de 30% de participação nas frotas alugadas.

Campos acredita que o aumento do número de contratos virá com o amadurecimento natural do mercado. “Não defendemos que tudo seja locado. O ideal é um mix equilibrado entre compra e aluguel. Cada empresa precisa entender o que faz mais sentido para o seu momento financeiro e para o seu plano de crescimento.”

Ela ressalta que a locação será fundamental para a transição tecnológica do transporte. “Quando o caminhão elétrico chegar, o modelo de locação vai ser decisivo. Ele permite que o cliente teste novas soluções sem assumir todo o risco. É um caminho inevitável para o futuro da mobilidade pesada.”

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião