A Scania apresentou ao mercado o novo motor Super de 11 litros. Dessa forma, a novidade chega para ampliar o portfólio, oferecendo uma alternativa mais leve, eficiente e flexível para o transporte de cargas rodoviário. Nesse sentido, o modelo chega até 85 kg mais leve e 7% mais econômico frente aos motores de 9 litros da marca.
Assim, com foco em eficiência energética, desempenho e versatilidade, o novo motor vai chegar em três versões de potência: 350 cv, 390 cv e 430 cv, com torque de até 224 mkgf. Além disso, atende aos padrões de emissões Euro 4, 5 e 6. Dessa forma, alinhando-se às demandas de vários mercados.
VEJA MAIS:
- Scania prevê vender 10% mais caminhões off-road após Agrishow
- Vendas de caminhões caem 16% na Europa em 2025
- Volkswagen lidera caminhões semipesados 6x2 com linha Constellation
Conforme já publicado pelo Estradão, a Scania recentemente anunciou que neste ano lançaria novas potências para o motor Super no Brasil. E abaixo dos 420 cv, já que no Brasil o motor Super de 13 litros é oferecido nas cavalagens de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 560 cv.
Seja como for, de acordo com o gerente de produto, vendas e marketing de caminhões da Scania, Ayyoob Zarmehri, o novo motor de 11 litros foi desenvolvido para oferecer uma solução mais enxuta e flexível. Mas sem comprometer a robustez e a confiabilidade que caracterizam os produtos da marca.
Inovação sob medida para o transporte moderno

Outro destaque do novo motor é o aproveitamento de 85% das peças do Super 13. O que facilita a manutenção, reduz custos e garante durabilidade. O Super de 11 litros também permite intervalos de manutenção até 30% maiores em relação aos motores de 9 litros quando utilizado com o óleo de motor LDF-5. Assim, elevando a disponibilidade e a rentabilidade das operações.
Entre os recursos tecnológicos, o motor traz comando de válvulas de fase variável, que possibilita o gerenciamento térmico e otimiza a combustão. Resultando em maior eficiência e redução de emissões.
O modelo ainda conta com o sistema de freio de válvulas variável (VVB) da Scania, que oferece até 344 kW de potência de frenagem. Para completar, o sistema patenteado de dosagem de turbo aprimora o consumo de AdBlue (Arla 32) e melhora o desempenho geral.
A sustentabilidade também está no centro do projeto. O motor é compatível com combustíveis alternativos, como HVO (óleo vegetal hidrotratado) e biodiesel. Assim, permitindo a redução da pegada de carbono sem necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura.
Versátil, o novo propulsor foi pensado para aplicações variadas. Ou seja, desde o transporte rodoviário, passando pelo vocional e uso misto.