O Scania 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super acaba de chegar ao mercado. O caminhão, lançado na Exposibram 2024, que ocorre nesta semana em Belo Horizonte, MG, chega com 250 horas a mais de disponibilidade. O 560 G 10x4 XT conta com peso bruto total (PBT) de 71 t. Além de longarina dupla para garantir maior robustez. Nesse sentido, o modelo entrega capacidade máxima de tração técnica (CMT) de 210 t.
Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil, Marcelo Gallao, o veículo 10x4 vai atrair o cliente tradicional do 8x4, que busca uma capacidade maior de minério transportado. “Não é uma substituição, muito pelo contrário, eles têm vocações diferentes. Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8x4, o 560 cv 10x4 e o 660 cv V8 10x4”, explica.
VEJA TAMBÉM
Roubos de vans, furgões e VUCs crescem quase 50% no Brasil
Produção de caminhões no Brasil cresce 40,7% em 2024
Volvo FH 2025 tem câmeras no lugar dos retrovisores
Publicidade
Seja como for, o novo caminhão conta com chassi com tamanho total de 9,9 metros. Portanto, sendo mais longo. Dessa forma, faz sentido em minas onde as estradas permitem raio de giro de até 11 m. Por isso, tem como vantagem a manobra facilitada. O caminhão ainda traz longarinas duplas de 9,5 mm e mais uma longarina interna de 8 mm. O que garante melhor geometria do chassi. O que garante maior disponibilidade do veículo.
Para efeito de comparação, a Scania conseguiu ampliar o intervalo de manutenção do modelo para 750 horas, frente a geração anterior que era de 500 horas. Ainda em relação à manutenção, há também a vantagem do intercambiamento de peças com o modelo 8x4.
Além disso, o caminhão chega com a incorporação de dois freios. Ou seja, o CRB (freio de liberação de compressão), e o auxiliar hidráulico Scania Retarder. Ambos itens de série e que juntos somam 1.153 cv de potência de frenagem. O que, segundo Gallao, representa a maior capacidade de frenagem do mercado.
Motor Super 8% mais econômico
Debaixo do túnel, o Scania 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super conta com motor de seis-cilindros em linha, de 13 litros com potência de 560 cv e torque de 285,7 mkgf. Ou seja, o maior motor da gama Super.
O propulsor Super traz aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, bem como duplo comando de válvulas no cabeçote e fricção reduzida dos componentes internos. Como resultado houve melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.
O motor Super traz comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de Arla 32, que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Dessa forma, essas mudanças permitiram o caminhão atingir a economia de até 8% de diesel sobre a geração anterior.
O motor trabalha combinado a caixa G33CH combinada com a inteligência da Opticruise automatizada de 14 marchas. Trata-se de uma caixa de alumínio 80 kg mais leve frente à geração passada. Conta com planetária pesada com largura de cada engrenagem de 22 mm a mais. Assim, distribuindo o peso e oferecendo maior capacidade.
Scania off-road é bem equipado
No quesito segurança, o veículo estreia com o airbag de cortina. Sendo a Scania a única marca a oferecer o item. E no novo fora de estrada, o componente passa a ser de série. Justamente para proteger o condutor em caso de tombamento lateral.
Do mesmo modo, a tecnologia embarcada está presente no 10x4. Nesse sentido, o modelo pode ser configurado para ser teleoperador. Ou seja, receber o sistema de controle remoto para que funcione não-tripulado e atue em áreas de risco. Como o descomissionamento de barragens na mineração.
Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit). E funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Foi possível passar de 87% para 97% de diesel utilizável nos tanques.