Mercado

Scania já vendeu mais de mil caminhões off-road no Brasil para 2024

Enquanto a Scania vendeu 1,5 mil caminhões em 2023, a marca já registra mais de 1 mil pedidos para atender clientes no 1º semestre de 2024

Andrea Ramos

14 de dez, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Scania tem mais de 1 mil caminhões off road vendidos em 2024
Scania tem mais de 1 mil caminhões off road vendidos em 2024
Crédito:Scania/Divulgação
Scania tem mais de 1 mil caminhões off road vendidos em 2024

O mercado de caminhões fora-de-estrada para a Scania deverá ser bom em 2024. A fabricante já tem 1.017 unidades encomendadas apenas para o 1º semestre do próximo ano. Ou seja, resultado bem melhor que o registrado em 2023 até o momento. A marca do grifo deve fechar este ano com 1,5 mil caminhões emplacados. Ou seja, terá participação de 33% neste mercado, que terá cerca de 4,5 mil unidades só de caminhões pesados.

O gerente de vendas de soluções off-road da Scania, Fabricio Vieira, diz que os primeiros seis meses do próximo ano serão os melhores da história da marca no País. Algo fora da curva, segundo o executivo. Afinal, historicamente, as vendas de caminhões pesados são mais intensas a partir do 2º semestre. O que inclui a linha fora-de-estrada.

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"O mercado vai ser aquecido em 2024, sobretudo no 1º semestre. E isso inclui caminhões rodoviários. A Scania já tem muitos caminhões vendidos. Por essa razão, será o melhor semestre em 60 anos da Scania no Brasil", acredita Vieira.

Scania tem mais de 1 mil caminhões off road vendidos em 2024
Para Fabricio Vieira, o mercado fora de estrada será o melhor da história da marca no próximo semestre; foto: Scania/Divulgação

Aumento da produção

Do mesmo modo, o executivo crê que o aquecimento continuará no 2º semestre no segmento fora de estrada. Isso vai ocorrer por causa dos investimentos nos mais variados segmentos. Bem como por causa da estabilidade política e econômica.


Por essa razão, Vieira estima um mercado para Scania em torno de 2 mil caminhões entregues apenas no segmento off-road. Assim, como resultado, a marca vai aumentar a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A projeção é que a produção se intensifique já a partir de janeiro.

"Em 2023, o empresário não renovou a frota. Isso ocorreu, sobretudo, por incertezas políticas. Mas, agora, com base nos investimentos que serão realizados e também na renovação de frota, o ano inteiro vai ser aquecido para o fora de estrada", diz o executivo. Ainda conforme Vieira, o segmento de mineração será pujante. Isso porque o setor deve investir US$ 50 bilhões até 2027. Sendo os maiores investimentos nos estados de Minas Gerais, Pará e Bahia.

Scania tem boa participação e todos os segmentos

Nesse sentido, vale ressaltar que, em 2023, a Scania deve encerrar com 35% de participação no segmento. Dessa forma, para manter a boa fatia em 2024, a marca, conforme publicado pelo Estradãolançou o caminhão 560 G 8x4 com motor Super.


Do mesmo modo, as projeções são boas para a marca na cana. A estimativa de moagem em 2024 é de 630 milhões de toneladas. Assim, segundo Vieira, os clientes já adiantaram suas compras para o próximo ano. Seja como for, neste segmento, a Scania fecha o ano de 2023 como líder, com 46,5% de participação.

Já nos caminhões para o nicho florestal, a Scania tem expectativa de aumentar sua participação em 20%. Hoje, a marca tem 20% das vendas. Afinal, o setor fará investimentos de R$ 60 bilhões até 2028. O que inclui investimentos em novas plantas para a produção de celulose.

Por fim, a Scania tem projeções de crescimento mais conservador no setor de construção. Assim, espera crescer apenas 5% com negócios puxados por projetos do PAC nos setores de transporte, energia e infraestrutura urbana.


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