O mercado de caminhões fora-de-estrada para a Scania deverá ser bom em 2024. A fabricante já tem 1.017 unidades encomendadas apenas para o 1º semestre do próximo ano. Ou seja, resultado bem melhor que o registrado em 2023 até o momento. A marca do grifo deve fechar este ano com 1,5 mil caminhões emplacados. Ou seja, terá participação de 33% neste mercado, que terá cerca de 4,5 mil unidades só de caminhões pesados.
O gerente de vendas de soluções off-road da Scania, Fabricio Vieira, diz que os primeiros seis meses do próximo ano serão os melhores da história da marca no País. Algo fora da curva, segundo o executivo. Afinal, historicamente, as vendas de caminhões pesados são mais intensas a partir do 2º semestre. O que inclui a linha fora-de-estrada.
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"O mercado vai ser aquecido em 2024, sobretudo no 1º semestre. E isso inclui caminhões rodoviários. A Scania já tem muitos caminhões vendidos. Por essa razão, será o melhor semestre em 60 anos da Scania no Brasil", acredita Vieira.
Aumento da produção
Do mesmo modo, o executivo crê que o aquecimento continuará no 2º semestre no segmento fora de estrada. Isso vai ocorrer por causa dos investimentos nos mais variados segmentos. Bem como por causa da estabilidade política e econômica.
Por essa razão, Vieira estima um mercado para Scania em torno de 2 mil caminhões entregues apenas no segmento off-road. Assim, como resultado, a marca vai aumentar a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A projeção é que a produção se intensifique já a partir de janeiro.
"Em 2023, o empresário não renovou a frota. Isso ocorreu, sobretudo, por incertezas políticas. Mas, agora, com base nos investimentos que serão realizados e também na renovação de frota, o ano inteiro vai ser aquecido para o fora de estrada", diz o executivo. Ainda conforme Vieira, o segmento de mineração será pujante. Isso porque o setor deve investir US$ 50 bilhões até 2027. Sendo os maiores investimentos nos estados de Minas Gerais, Pará e Bahia.
Scania tem boa participação e todos os segmentos
Nesse sentido, vale ressaltar que, em 2023, a Scania deve encerrar com 35% de participação no segmento. Dessa forma, para manter a boa fatia em 2024, a marca, conforme publicado pelo Estradão, lançou o caminhão 560 G 8x4 com motor Super.
Do mesmo modo, as projeções são boas para a marca na cana. A estimativa de moagem em 2024 é de 630 milhões de toneladas. Assim, segundo Vieira, os clientes já adiantaram suas compras para o próximo ano. Seja como for, neste segmento, a Scania fecha o ano de 2023 como líder, com 46,5% de participação.
Já nos caminhões para o nicho florestal, a Scania tem expectativa de aumentar sua participação em 20%. Hoje, a marca tem 20% das vendas. Afinal, o setor fará investimentos de R$ 60 bilhões até 2028. O que inclui investimentos em novas plantas para a produção de celulose.
Por fim, a Scania tem projeções de crescimento mais conservador no setor de construção. Assim, espera crescer apenas 5% com negócios puxados por projetos do PAC nos setores de transporte, energia e infraestrutura urbana.