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Scania híbrido com painéis solares roda 5 mil km sem reabastecer

Desenvolvido pela Scania e por empresas de transporte e energia, conjunto une cavalo-mecânico híbrido e semirreboque coberto de painéis solares

Redação

01 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Scania testa caminhão híbrido com painéis solares
Scania testa caminhão híbrido com painéis solares
Crédito:Scania/Divulgação
Scania testa caminhão híbrido com painéis solares

A Scania está testando na Suécia um caminhão híbrido capaz de rodar 5 mil km sem reabastecer. Para isso, o conjunto inclui um semirreboque com painéis solares. Dessa forma, além de reduzir as emissões de poluentes, o caminhão tem menor custo operacional.

Para isso, a Scania fez parceria com universidades e transportadores. Bem como com empresas do setor de energia limpa. Conforme a marca, o semirreboque é coberto de painéis solares. Trata-se de um projeto que teve início há dois anos e conta com financiamento da agência sueca de inovação Vinnova.

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Scania híbrido tem baterias de 300 kWh

Com isso, foi possível comprovar que o uso de painéis solares reduz significativamente o custo com energia. Para isso, foi utilizado um cavalo-mecânico híbrido, com cabine R e configuração 6x2. Conforme a Scania, o caminhão com sistema plug-in tem potência total de 560 cv.

Para isso, há baterias de 100 kWh no caminhão e de 200 kWh na carreta. Por sua vez, os painéis têm capacidade máxima de 13,2 kWp. De acordo com a Scania, o conjunto pode fornecer 8 mil kWh por ano quando operados na Suécia. Ou seja, um país com baixa incidência solar.


Scania testa caminhão híbrido com painéis solares
Scania híbrido roda com semirreboque com painéis solares que juntos somam 100 m²

Para isso, os painéis estão montados no teto e nas laterais do semirreboque. O equipamento tem quatro eixos e 18 metros de comprimento. Juntos, os painéis solares têm cerca de 100 m². Assim, em locais ensolarados, como o sul da França, a autonomia pode chegar a 5 mil km, conforme a Scania.

Na prática

Seja como for, o caminhão está em teste em operações regulares da empresa sueca Ernsts Express AB. Com isso, a Scania busca dados para comparar os custos de operação. Porém, estudos iniciais indicam que há vantagem na comparação com caminhões a diesel. Bem como a elétricos a bateria.


Além disso, a energia gerada no caminhão vai poder ser usada para abastecer a rede de distribuição. Dessa forma, pode atender empresas e residências, por exemplo. Isso pode ser feito durante o período em que o caminhão fica parado para carregar e descarregar mercadorias.

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