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Scania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço

Neste primeiro ano, a Fidens dona do primeiro caminhão Scania teleoperado quer comprar 50 caminhões com a tecnologia

Andrea Ramos, Contagem, MG

28 de jun, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Scania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço
Scania G500 8x4 TeleguiadoScania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Scania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço

A Scania e a empresa de tecnologia Hexagon desenvolveram um caminhão teleguiado. Ou seja, em que o motorista comanda o veículo à distância, por meio de uma cadeira de comando remota. O veículo eleito para receber a tecnologia é o G500 8x4 com duplo eixo direcional frontal. Afinal, o caminhão foi criado para atuar no descomissionamento de barragens. Portanto, o veículo retira os rejeitos de barragens que oferecem perigo.

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Como diferencial, o modelo da Scania com a tecnologia tem a maior capacidade de carga do segmento. Assim, conta com PBT de 60 t e capacidade de carga líquida entre 40 t e 45 t, e capacidade máxima de tração (CMT) de 210 t. Para comparação, a Mercedes-Benz oferece por meio da Grunner a tecnologia para toda a sua linha, do Accelo ao Arocs.


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Tecnologias embarcadas no G500 teleguiado

Do lado da Scania, o caminhão sai com eletrônica embarcada diferenciada. Neste caso, a rede CAN do veículo é aberta para “conversar” com a tecnologia da Hexagon, bem como facilitar a comunicação a longa distância entre o motorista e o veículo. Como resultado, a demora no tempo de resposta é a menor que se tem no mercado. Por isso, a Fidens, empresa de construção pesada e de mineração, escolheu o caminhão.

Segundo o gerente de engenharia de aplicações Scania Brasil, Ivanovik Marx, o o G500 ainda é equipado com uma caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistido. Assim como bloqueio de diferencial longitudinal e transversal eletrônico. Ou seja, pode ser acionado remotamente.

Scania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço
Andrea Ramos/Estadão
O caminhão pode ser teleguiado a uma distância média de 50 km, mas precisa de uma boa rede de internet

Por sua vez, a Hexagon dispõe das cinco câmeras a bordo da cabine, bem como sensores. Além do sistema de direção teleoperada, com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon. Para minimizar os impactos relacionados à vibração, a Scania desenvolveu um sistema de proteção da parte inferior do motor elétrico e do trem de força. Afinal, o caminhão vai rodar por terrenos bastante acidentados.

Preço

O Scania G500 XT custa R$ 1,3 milhão. Mas a soma das tecnologias e do implemento, o veículo custa cerca de R$ 2,6 milhões. O G500 teleoperado pode chegar a velocidade de 80 km/h. Porém, por rodar em local controlado, a velocidade é limitada. Nas atividades onde o veículo vai operar, a velocidade será limitada a 15 km/h.

Por ora, existem duas unidades do Scania G500 teleguiado operando no Brasil. Um deles é da Fidens que presta serviço para a Vale e para a AcelorMittal. O diretor comercial da empresa, Thiago Frauches, diz que há demanda para adquirir cerca de 50 caminhões, neste primeiro ano. O veículo opera com báscula de 30 m³ em razão da de ser mais produtivo. Todavia, pode receber báscula de 22 m³.


Legislação

Ainda segundo Frauches, existe demanda para descomissionar cerca de 38 barragens apenas no estado de Minas Gerais. Sendo três delas de maior risco. Dessa forma, há uma lei federal que estabelece políticas de segurança nas barragens. Nesse sentido, as de maior risco devem ser descomissionadas até 2035.

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Andrea Ramos/Estadão
O motorista Sanderlei Carmona já tem experiência de cinco anos na operação

Por isso, faz sentido o plano de adquirir mais veículos com a tecnologia. Mesmo porque, nos testes realizados com a primeira unidade, o caminhão apresentou redução de 25% no custo total de operação.


O motorista Sanderlei Carmona Martha, que comanda o Scania G500 8x4 teleguiado da Fidens, diz que opera veículos a distância há cinco anos. Mas é motorista de caminhão há mais de 25 anos e não vê tanta distinção de operar o caminhão fora da cabine. "A cadeira de comando é muito similar à cabine do caminhão", diz.

Atualizada em 28/6 às 12h09

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