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Scania G 460 XT a gás mira operações off-road de transporte de cana e madeira

Novo Scania XT a gás tem motor de 460 cv e 234 mkgf, autonomia de até 650 km e pode receber bitola alargada de até 3 metros

Andrea Ramos

30 de mai, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Scania lança G 460 a gás para operações off-road na cana e na madeira
Scania lança G 460 a gás para operações off-road na cana e na madeira
Crédito:Fotos: Andrea Ramos/Estradão
Scania lança G 460 a gás para operações off-road na cana e na madeira

O Scania G 460 XT é a mais recente novidade no segmento de caminhões a gás no Brasil. De acordo com a marca, o modelo é voltado a operações de transporte no fora de estrada, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira. Nesse sentido, a linha linha XT é reconhecida por ter componentes reforçados e recursos específicos para atuar em locais de difícil acesso.

Segundo a Scania, diferentemente dos modelos rodoviários o G 460 XT a gás tem cabine G. Ou seja mais apropriada para aplicações off-road. Entre os diferencias do visual, há grade dianteira reforçada pintada de preto, para-choque de aço mais avançado e com maior ângulo de ataque e suspensão preparada para atuar em terrenos acidentados.

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Motor, capacidade e diferenciais técnicos

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Scania G 460 XT pode receber bitola mais larga e pneus de alta flutuação; Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Segundo a Scania, o novo modelo tem motor a gás de 460 cv de potência e 234 mkgf de torque. Ou seja, o mesmo utilizado nos modelos rodoviários da marca, mas com cabine R. Além disso, seu Peso Bruto Total (PBT) técnico é de 35 toneladas, sendo 26 t no eixo traseiro e 9 t no eixo dianteiro. Da mesma forma, a quinta roda recebeu reforços para aturar em operações severas.


Outro destaque é o uso do eixo traseiro RBP835, com Capacidade Máxima de Tração de 150 t. Conforme a fabricante, isso garante maior robustez e capacidade de carga. Como resultado, o caminhão pode receber vários tipos de implementos.

Customizações para cana e madeira

Um bom recurso é a bitola alargada do eixo traseiro, que pode ter até 3 metros. Dessa forma, o G 460 XT a gás pode atuar no transporte de cana-de-açúcar em transbordo. Ou seja, em que caminhões articulados operam dentro das usinas e, ocasionalmente, têm de trafegar em rodovias.

Conforme a Scania, essa solução foi desenvolvida em parceria com a Megatec. A novidade foi apresentada ao público durante a edição de 2025 da Agrishow, encerrada no dia 2 de maio. Porém, o sistema estava instalado em um 560 G XT com motor a diesel da linha Super.

Além disso, dá para instalar o chamado “mochilão”. Ou seja, conjunto de cilindros de gás instalado atrás da cabine para ampliar a autonomia. Dessa forma, o modelo pode atuar em operações de transporte de longas distâncias, por exemplo.

Segundo o gerente de pré-vendas da Scania, Ivanovik Marx, uma versão com esse tipo de solução feita em série está em fase de desenvolvimento. De acordo com o executivo, o objetivo é atuar no segmento de transporte de madeira.


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Ficha técnica

  • Scania G 460 XT a gás
  • Motor: Ciclo Otto a gás, 460 cv de potência e 234 mkgf de torque
  • Cabine: G (linha XT, off-road)
  • PBT técnico: 35 toneladas, sendo 26 t na traseira e 9 t na dianteira
  • CMT: 150 t
  • Eixo traseiro: RBP835
  • Para-choque avançado feito de aço
  • Autonomia: 650 km (com "mochilão")

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