A Scania venceu processo de licitação pública para ser a fornecedora de caminhões para projeto alemão de eletrificar rodovias, encabeçado pelo BMU, Ministério Federal Alemão para Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear.
Os testes deverão começar o ano que vem, inicialmente no estado de Hessen, ao longo da Autobhan A5, onde a infraestrutura de fornecimento de energia elétrica por linhas áreas de cinco quilômetros foi instalada. Em seguida, estima-se até o verão de 2019 outro trecho na A1 até o porto de Lübeck e, finalmente, um terceiro segmento no início de 2020 na rodovia B462.
Os caminhões serão equipados sistema de pantógrafo, desenvolvido pela Siemens, montados no chassi, atrás da cabine do veículo. A entrega dos primeiros R450 está prevista para o maio 2019 para começar a atuar junto com empresas de transporte em operações reais. A Scania também gerenciará a manutenção dos caminhões, bem com será responsável pela coleta de dados dos testes.
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“Diferentemente dos automóveis, que permanecem estacionados a maior parte do dia, caminhões são utilizados por longas horas e as inevitáveis paradas para carregar bateria podem ser altamente prejudiciais nas operações”, avalia em nota Magnus Höglund, chefe do sistema de estradas elétricos da Scania. “Rodovias eletrificadas oferecem cobrança racional e eficaz no caminho. A solução também economiza baterias e reduz a carga na rede de energia.”
De acordo com a Scania, as rodovias eletrificadas são uma alternativa que ajudará a reduzir as emissões de CO2 significativamente. A tecnologia de estrada eletrificada é uma parte das soluções de transporte sustentável da montadora.