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Scania e Volvo miram planos de manutenção para compensar queda nas vendas

Alta dos juros faz empresas postergarem compra de caminhões novos. Com isso, busca por revisão cresce nas oficinas de Scania e Volvo

Andrea Ramos

28 de fev, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Serviços de manutenção aquecem na rede Volvo e Scania
Volvo
Crédito:Fotos: Volvo
Serviços de manutenção aquecem na rede Volvo e Scania

A oferta de serviços de manutenção de caminhões está em altas. Ao menos é esse o foco das redes de concessionárias de Scania e Volvo no Brasil. Conforme executivos das duas marcas, essa é uma alternativa para driblar, ao menos em parte, a queda das vendas de caminhões pesados. A desaceleração, esperada pelo setor em 2025, está ligada ao cenário econômico nebuloso.

Nesse sentido, pesam as seguidas altas nas taxas de juros que, segundo especialistas, não devem parar nos atuais 13,25%. Atualmente, essa a taxa Selic, que baliza as operações de crédito no País. Assim, isso impacta sobretudo empresas de pequeno e médio porte. Ou seja, justamente, as que respondem pela maioria das encomendas de caminhões pesados no País.

Ano começou com grande movimento nas oficinas da Volvo

Conforme o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, em geral essas empresas vão às compras no período de fim de ano. O objetivo é receber os novos caminhões no início do ano seguinte, de modo a atender novos contratos de operações de transporte.

Porém, tem havido um novo movimento no mercado. "Normalmente o começo do ano é um período em que as oficinas ficam mais vazias. Entretanto, 2025 começou com as áreas de manutenção cheias", diz o executivo. De acordo com ele, em vez de renovar a frota muitos clientes resolveram investir para deixar os usados prontos para trabalhar ao longo deste ano.

Seja como for, Alcides avalia que essa mudança tem um lado positivo. Afinal, os clientes estão buscando os serviços das concessionárias da marca. Segundo Cavalcanti, cerca de 50 mil caminhões da Volvo no País têm algum tipo de contrato de serviço assinado. Atualmente, nove de cada dez caminhões novos vendidos pela marca têm alguma cobertura.


Busca por serviços na rede Scania vem aumentando

Serviços de manutenção aquecem na rede Volvo e Scania
Para comportar alta na busca por serviços, Scania vai expandir pontos de atendimento; Foto: Scania

No mesmo sentido, 2024 foi bom para a área de serviços da Scania. De acordo com a empresa, as vendas cresceram 12%. Conforme o diretor de serviços da Scania Brasil, Fernando Valiate, isso tem a ver com o aumento das vendas de caminhões no ano passado. Entretanto, ele avalia que o adiamento da renovação da frota por várias empresas também tem forte impacto nesse movimento.

Segundo o executivo, muitas transportadoras começaram 2025 revendo planos de compra do zero-km. "Com isso, elas estão levando seus veículos usados às oficinas da Scania para fazer revisão. Agora, elas pretendem ficar mais um ou dois anos com o caminhão. Muitas dizem que vão esperar até o mercado se estabilizar”, explica.

De acordo com ele, o aumento no movimento das oficinas nos fins de ano é comum. Afinal, em geral as grandes transportadoras aproveitam esse período, em que o movimento costuma cair, para revisar seus caminhões. Porém, diferentemente do que costuma ocorrer, em fevereiro a procura continuou acentuada. A rede percebeu alta na demanda por parte de pequenos e médios frotistas.

Scania vai ampliar rede de atendimento

Como resultado, a marca começa a preparar a rede para atender essa nova demanda. Atualmente, a marca tem mais de 200 pontos de atendimento no País. Segundo a marca, isso inclui concessionárias, postos de serviços, lojas de peças e serviços dedicados, bem como oficinas dentro das instalações de clientes, por exemplo.


Conforme a marca, essa rede terá mais 30 pontos de atendimento em 2025. Além disso, a Scania já começou a implementar melhorias no processo de atendimento. O objetivo é aumentar a qualidade dos serviços e, por consequência, o índice de satisfação.

Parte dessa estratégia implica a ampliação de frotas conectadas. Conforme a marca, em 2023 havia cerca de 76 mil caminhões Scania equipados com o sistema no Brasil. Em 2024, houve alta de 21%. Ou seja, com 92 mil modelos conectados.

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