A Scania, em parceria com a Renova, empresa sueca de coleta de lixo, está debruçada no desenvolvimento de um caminhão tracionado a partir da tecnologia de células de combustível. O projeto prevê um modelo totalmente eletrificado, o que inclui o acionamento do compactador.
Caminhões de lixo geralmente operam em áreas residenciais fora de horários convencionais, nas primeiras horas da manhã ou ainda tarde da noite. Com emissões de poluentes e ruídos reduzidos, as tecnologias da eletromobilidade são especialmente atraentes para operar nesses locais.
A Scania lembra que tanto a Renova quanto outras empresas de coleta já realizaram testes com caminhões de lixo elétrico, mas que com células de combustível as avaliações serão inéditas.
Publicidade
“Estamos muito interessados em adquirir mais experiência em células de combustível nas operações reais dos clientes”, conta a gerente de projetos da montadora Marita Nilsson. “As células de combustível constituem uma tecnologia promissora na necessária descarbonização do transporte.”
De acordo com Hans Zackrisson, da Renova, a eletrificação a partir do uso de células de combustível alimentadas por hidrogênio é uma alternativa que promete solução de sucesso para o segmento. “Os caminhões se beneficiam de todas as vantagens da eletrificação, enquanto preservam alguns dos melhores aspectos das operações com combustíveis fósseis, como autonomia, horas de serviço e capacidade de carga útil.”
O projeto da Scania com a Renova também tem cooperação da Agência Sueca de Energia e da Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo. A estimativa da empresa é de que o caminhão de lixo de célula de combustível seja entregue no fim de 2019 ou início de 2020.