Mercado

Scania cresce 40% em 2024 e caminhão Super já ultrapassa o Plus

Scania cresce no ano graças aos novos caminhões lançados no País e projeta 2025 de estabilidade, com destaque para os modelos semipesados

Andrea Ramos

30 de dez, 2024 · 10 minutos de leitura.

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Scania celebra crescimento de 40% em 2024 e venda do Super que ultrapassa o Plus
Wagner Menezes
Crédito:Scania/Divulgação
Scania celebra crescimento de 40% em 2024 e venda do Super que ultrapassa o Plus

Lançado em 2023, o Scania Super começa a emplacar mais do que o Scania Plus. Como trunfo, o novo modelo é mais econômico frente ao antecessor. Por isso, mesmo custando até 8% mais caro, o transportador está disposto a investir. Isso porque, em pouco mais de um ano e meio de mercado, o frotista já percebe o retorno de TCO frente ao Plus.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o Scania Plus ainda está em vantagem. A linha, representada pelos modelos R 450 e R 540, tem 6.398 unidades emplacadas. Enquanto isso, o Super, com os modelos 460 R e 560 R, soma 5.807 emplacamentos.

Porém, com o aumento dos caminhões 6x2, o Scania 460 R Super, em novembro, vendeu 443 unidades. Ou seja, mais do que o R 450 Plus, que teve 290 unidades vendidas. Do mesmo modo, isso ocorreu nos modelos 6x4. Enquanto o Scania 560 R Super emplacou 188 unidades em novembro, o Scania R 540 Plus somou apenas 49 vendas.


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Conforme o diretor de vendas de soluções da Scania, Alex Nucci, o que está acontecendo é que, a partir do segundo ano de uso, o cliente dono do Scania Super já pagou a diferença que esse modelo tem em relação ao Plus. Assim, o empresário está vendo que vale a pena o investimento pelo consumo no Super. Portanto, optando por comprar o modelo.

Para efeito de comparação, o Plus é 2% mais econômico frente aos caminhões Euro 5. E o Super já é em torno de 10% mais eficiente. Por essa razão, Nucci acredita que em 2025, 60% das vendas serão focadas na gama Super.


Scania celebra crescimento de 40% em 2024 e venda do Super que ultrapassa o Plus
Alex Nucci, da Scania, ressalta as vantagens do Scania Super e diz que o cliente já está percebendo - Scania/Divulgação

O mercado em 2024 para a Scania projeta o que vai ser 2025

O ano de 2024 foi bom para a Scania. Além da boa oferta de produtos, a marca fez importantes lançamentos. Coopera para os bons resultados, segundo Nucci, o cenário econômico. Nesse sentido, o PIB cresceu mais do que em anos anteriores.

Além disso, o baixo desemprego, e a capacidade de renda da população puxaram a operação de cargas industrializadas, bem como o e-commerce. Assim, compensou as perdas que a indústria de caminhões poderia sentir com a queda do agro, fortemente impactado pela seca. "Aliado a isso, o Brasil teve um desempenho muito bom nas exportações de minério, açúcar e celulose. Dessa forma, quando olhamos em linhas gerais, 2024 foi muito bom", diz o executivo.


Scania celebra crescimento de 40% em 2024 e venda do Super que ultrapassa o Plus
Para 2025 Scania quer aumentar a presença dos semipesados no mercado - Scania/Divulgação

Dessa forma, se tratando de caminhões, acima de 16 t, onde a Scania atua, o setor deve chegar a 96 mil caminhões. "Isso é muito bom porque faz tempo que não alcançávamos essas cifras. A média era entre 75 e 85 mil. Ou seja, um volume bem mais baixo. E agora o mercado começa a se consolidar". A taxa de juros foi um ponto de atenção, segundo o executivo. Porém, não atrapalhou os negócios ao longo do ano.

Fenatran histórica

Obviamente, a Fenatran ajudou a vender caminhões. Nas palavras de Nucci, "a Fenatran foi motivacional". Porque além de ter sido uma feira comercial, em que os empresários foram realmente para comprar, serviu de termômetro para os fabricantes projetarem como será 2025.


Nesse sentido, a Scania comercializou na feira R$ 2,8 bilhões. Ou seja, algo equivalente a 3.050 caminhões vendidos. Para efeito de comparação com a edição da Fenatran de 2022, a fabricante vendeu 2,4 mil. Mas além da venda de caminhões, a Scania também celebra R$ 50 milhões faturados em serviços. O que significa que cerca de 60% dos caminhões vendidos na feira saíram com algum plano de serviço da marca do grifo.

Scania volta a crescer e incomoda a concorrência

Seja como for, por tudo isso, neste ano a Scania vai fechar com cerca de 20 mil veículos emplacados. Um crescimento em torno de 40% quando se compara com 2023, quando a marca fechou com 12 mil caminhões vendidos.

"Isso é fruto de um trabalho que começamos há cerca de 3 anos, com expansão de portfólio. O que incluiu o G 370 de entrada para cargas leves, o Plus com a proposta de baixo custo de aquisição e o Super de alta performance. Ou seja, trouxemos opções para o cliente. Além disso, acrescentamos pacotes de segurança, alguns de série, e pacotes tecnológicos. Assim, também valorizamos o motorista".


Para 2025 a Scania vai focar no caminhão semipesado e nos veículos de construção leve. Dessa forma, a marca complementa a oferta de produtos. Como novidade, o semipesado já chega com a caixa G25, a mesma do Super. Em outras palavras, o caminhão conta com mais torque e com o motor mais econômico, com a opção da versão de 7 litros.

“Ficamos muito tempo fora do mercado de semipesados. Mas agora estamos mostrando ao cliente que temos produtos e um pacote robusto de soluções e de serviços financeiros”.

Mercado de Ônibus

Scania celebra crescimento de 40% em 2024 e venda do Super que ultrapassa o Plus
Empresa já roda com os ônibus com tecnologia a gás e testa elétricos em clientes, além de manter elétrico em parceria com a Eletra - Scania/Divulgação

A Scania vai encerrar com bons resultados nas vendas de ônibus. Em outras palavras, entre 30% e 35% em relação a 2023. O que significa mais de 900 unidades vendidas. Com foco em clientes de grande porte, incluindo empresas que não comparavam da marca.

Apesar de neste ano a marca ter lançado seu modelo elétrico, ela tem forte parceria com a Eletra e a Caio. Dessa forma, teve importante participação na cidade de São Paulo com esses modelos.

Assim como em caminhões, a Scania ampliou o portfólio tanto no chassi urbano como rodoviário. O que, nas palavras de Nucci, lhe garante ter pelo menos um produto na grande maioria das empresas compradoras de ônibus no Brasil.


Para 2025, a marca quer expandir a presença do veículo com motor a gás. Para isso, já estuda algumas operações junto a clientes. Outra novidade é que a Scania também estuda o motor Super nos ônibus. Mas não confirma data de introdução.

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