A Scania apresentou na Bauma 2025, feira de máquinas em Munique, na Alemanha, uma nova linha de soluções eletrificadas para aplicações nos setores de construção e mineração. Os sistemas elétricos e híbridos funcionam como complemento à atual gama de motores a combustão do fabricante sueco.
- VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz lança linha Sprinter com motor mais potente
- XCMG testará caminhão gigante de mineração no Brasil
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Entre os destaques está o reboque modular autopropelido (SPMT) desenvolvido em parceria com a italiana Cometto. O equipamento com propulsão elétrica fornecida pela Scania será usado para transporte de cargas pesadas. De acordo com as empresas, o sistema pode atender demandas de setores como energia, aviação e engenharia industrial. A primeira unidade será entregue à Mammoet, empresa especializada em movimentação de grandes estruturas.
As soluções lançadas incluem um sistema híbrido paralelo com controle centralizado da unidade de potência. Essa configuração reúne componentes como motor elétrico, baterias, inversor, motor a combustão, sistema de resfriamento e interfaces de conexão. Além disso, a presença de uma embreagem integrada permite operar em modo totalmente elétrico ou híbrido, dependendo das necessidades operacionais.
Conforme o fabricante, os baixos níveis de ruído do SPMT no modo elétrico o tornam ideal para uso em cidades. O modo híbrido também oferece possibilidades de potência e alcance extras quando necessário.
"Estamos comprometidos em ajudar nossos clientes com sua transformação de sustentabilidade", diz Björn Winblad, Diretor de Soluções de e-Mobility na Scania Power Solutions. "Com o conhecimento existente da Scania sobre eletrificação de caminhões, ônibus e aplicações marítimas e a natureza modular de nossa oferta, temos um portfólio robusto com soluções variadas e adaptáveis para as muitas aplicações no setor industrial mais amplo."