A Scania revelou neste mês, durante a feira transportCH em Berna, na Suíça, seu primeiro caminhão movido a hidrogênio. A apresentação do veículo faz parte do Scania Pilot Partner-Programms (Programas de Parceiros Piloto da Scania), que visa testar novas soluções de motorização em condições reais com operadores.
- VEJA MAIS:
- BYD apresenta nova geração de ônibus elétricos, mas sem previsão no Brasil
- Volvo é pioneira ao aplicar sistema stop/start em caminhões pesados
- Inteligência artificial combate o roubo de carga, mas também representa riscos
Conforme o fabricante, o caminhão utiliza um sistema de célula de combustível, no qual o hidrogênio armazenado nos tanques reage com o oxigênio do ar, gerando eletricidade e emitindo apenas vapor d’água. Essa energia alimenta o motor elétrico. Por isso, os fabricantes chamam esses modelos de FCEV, sigla em inglês para “Fuel Cell Electric Vehicle” (Veículo Elétrico com Célula de Combustível).
Por ora, o fabricante não divulgou as especificações técnica do sistema elétrico do caminhão, mas diz que o modelo tem autonomia de até 1.000 quilômetros.
Testes em operações reais
Nos próximos meses, uma empresa da Noruega e outras quatro transportadoras da Suíça, receberão da Scania unidades do caminhão movido a hidrogênio. De acordo com a montadora, os veículos serão utilizados em operações reais de transporte de longa distância “por vários anos”.
Ainda segundo a Scania, os testes com as transportadoras avaliarão o desempenho da tecnologia em diferentes cenários, identificando vantagens práticas, consumo de energia e eficiência econômica. A empresa afirmou que o programa reunirá dados para aprimorar os veículos a hidrogênio antes de iniciar a produção em série.