A Scania chama de Laboratório de Transporte algumas de suas operações no sistema logístico da empresa. Criado em 2008 como uma extensão do departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Apenas nos primeiros cinco anos de atividade, o laboratório reduziu o consumo de combustível em 20% e a emissão de carbono 50% por tonelada transportada.
A área nasceu em um esforço da empresa de aprender no cotidiano do transporte os desafios enfrentados pelos seus clientes e como poder contribuir na rentabilidade do negócio.
O laboratório é equipado com 45 caminhões e ônibus, dos quais 14 são cavalos-mecânicos utilizados nos deslocamentos de longas distâncias rodoviárias. E desde o início do ano, com a tecnologia disponível em prateleira, a frota passou a ser operada a maior parte do tempo sem combustível fóssil e com acionamentos híbridos com o objetivo de alcançar redução da emissão de carbono em mais de 95%.
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“Trata-se de praticar o que pregamos”, resume em nota Jan Björklund, chefe do Laboratório de Transporte da Scania. “Não estamos pedindo a nossos clientes e à indústria em geral que façam algo que não estamos dispostos a fazer sozinhos.”
Todos os dias, o fabricante opera 14 combinações de caminhões e reboques entre as fábricas em Södertälje, na Suécia, e Zwolle, na Holanda. Ao longo de um ano, cada caminhão soma em torno de 400.000 quilômetros, o que representa aproximadamente três vezes mais do que um veículo rodaria no mesmo período em uma operação média de transporte.
A operação entre as fábricas significa uma oportunidade única e rápida para a Scania testar e avaliar a qualidade e o desempenho do veículo. “Um dos principais aprendizados é o efeito do planejamento e do treinamento dos motoristas. Vemos que isso funciona e que ajustes relativamente pequenos têm grande impacto. Reduzir a velocidade de 90 km/h para 80 km/h nas operações de longa distância, por exemplo, é capaz de reduzir o consumo de combustível em 10%, enquanto a perda de tempo comparativa é de apenas 1%”, conta Björklund.