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Scania a gás é o Melhor Caminhão de 2020 do Estradão

Confira os campeões de cada categoria do "Os Melhores do Estradão" e o Prêmio Mobilidade Estadão 2020

Redação

18 de dez, 2020 · 36 minutos de leitura.

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Melhores 2020 do Estradão
Crédito:Scania/Divulgação
Scania R 410 a gás vencedor do Premio Estradão

Os vencedores do Prêmio Caoa Chery Mobilidade Estadão 2020 foram revelados nesta amanhã, e o grande vencedor na categoria Melhor Caminhão de 2020 do Estradão foi o Scania R 410 a gás.

O evento deste ano, transmitido pela internet, passou a contemplar novas categorias e representa uma evolução da tradicional premiação “Os Melhores do Jornal do Carro”, realizada desde 2006. Nesta edição, além dos prêmios concedidos aos automóveis e serviços, foram incluídos os segmentos de caminhões, motocicletas e bicicletas, tornando-o mais abrangente e incorporando todos os aspectos da mobilidade. Assim, além do time de especialistas do Jornal do Carro, participaram da votação profissionais do site Estradão e da equipe editorial do Portal Mobilidade, do Estadão. No total, as escolhas foram definidas por cerca de 100 profissionais.

Cada uma das cinco modalidades de premiações – Jornal do Carro, Estradão, Motomor, Mobilidade e Serviços – foi subdividida em várias categorias.


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CATEGORIA ESTRADÃO

MELHOR FURGÃO

Mercedes-Benz Sprinter 314 Street

Como muitos dos compradores desse tipo de veículo são os próprios motoristas, o bom acabamento tem peso importante. Além disso, a Sprinter é equipada com chave de presença, central multimídia, direção elétrica e volante multifuncional. A representante da Mercedes-Benz é a mais completa da categoria em termos de segurança. Conta com assistentes de frenagem, de fadiga, de rampa e de vento lateral, entre outros itens. Em sua jornada rumo ao topo, deixou para trás a Iveco Daily City 30S13 e a Renault Master.


Prós: Segurança e acabamento
Tem bom acabamento, uma lista generosa de itens de série e é a mais completa em termos de equipamentos de segurança.

Contras: Capacidade de carga
O furgão de entrada da Mercedes-Benz leva 7,5 m³ de capacidade volumétrica e 1.360 kg, o que é menos que os concorrentes.

MELHOR CHASSI-CABINE

Iveco Daily City 35S14


A nova geração Iveco Daily, que chegou em março, trouxe algumas novidades de acabamento e segurança. Isso se soma à robustez do modelo anterior. O chassi tem fama de ser um dos mais resistentes do mercado. Graças a essas e outras características, o modelo levou a melhor na categoria sobre o Mercedes-Benz Sprinter 314 Street e o Volkswagen Delivery Express. O Daily City teve o interior redesenhado. O volante conta com comandos de telefone (que podem ser feitos por voz). Há funções como controlador e limitador de velocidade, além de opções como sistema multimídia com tela de 7”. Em termos de segurança, entre outros itens há dispositivo de limpeza dos discos de freio e controle de rolagem da carroceria.

Prós: Robustez


Chassi tem resistência comparável à de caminhão leve.

Contras: Freios

Sistema pneumático atua somente nas rodas traseiras.


MELHOR CAMINHÃO LEVE

JAC iEV 1200T

O JAC iEV 1200T é o primeiro caminhão elétrico destinado às operações logísticas urbanas, o que lhe dá uma grande vantagem em termos ambientais. Suas baterias de 97 kWh garantem autonomia para rodar até 250 km com uma carga. Já o motor elétrico, posicionado abaixo da cabine, entrega 176 cv de potência e 122 mkgf de torque, o maior da categoria. Com isso, ele superou concorrentes como Volkswagen Delivery 9.170 e Mercedes-Benz Accelo 815.


Prós: Sem poluição

Além de não emitir gases poluentes nos centros urbanos, o caminhão da JAC tem funcionamento silencioso.

Contras: Capacidade de carga


Entre os concorrentes, o JAC é o que tem o menor peso bruto total (PBT), de 7,5 t. Além disso, é caro: R$ 349.900.

MELHOR CAMINHÃO MÉDIO

Volkswagen Delivery 11.180


Não é por acaso que o modelo da Volkswagen representa mais de 50% das vendas da categoria. Na renovação da gama Delivery, a empresa desenvolveu um modelo com PBT de 11 t, tendência puxada pela Ford. Isso salvou o segmento de médios, que por anos teve pouco volume de vendas. Os caminhões de 11 t são direcionados ao transporte de cargas de maior densidade dentro das cidades. Eles têm as mesmas características dos caminhões leves, porém, carregam cerca de 700 kg a mais. O Delivery tem capacidade de carga útil entre 7.300 kg e 7.450 kg, e acabou levando a melhor sobre o Iveco Tector 11-190 e o Mercedes-Benz Accelo 1316.

Prós: Câmbio

Na versão com transmissão automatizada Eaton 6106, chama a atenção a agilidade da troca de marcha.


Contras: Torque

O motor gera 61,2 mkgf, o mesmo que seu irmão de 9 toneladas. No entanto, ele carrega quase duas toneladas a mais.

MELHOR CAMINHÃO SEMIPESADO

Volkswagen Constellation 24.280


O Constellation 24.280 é o mais vendido do segmento desde o seu lançamento, em 2006. Ao longo desses anos, o modelo passou por melhorias que foram se tornando tendência na categoria. Uma delas é a briga pela redução de peso. O Constellation é o único do segmento que não precisa do Arla 32 – sua tecnologia para ajudar na redução de emissão é EGR (recirculação de gases de escape). Por isso, ele já sai em vantagem por não precisar de um tanque adicional para o produto. Ele levou a melhor sobre oponentes como Mercedes-Benz Atego 2430 e Volvo VM 270.

Prós: Câmbio


A caixa automatizada Eaton de dez marchas recebeu dispositivos como auxilio de partida em rampa e sensor de inclinação.

Contras: Acabamento

Ele poderia ser um pouco menos espartano. Concorrentes como o Volvo VM levam a melhor nesse quesito.


CAMINHÃO PESADO

Mercedes-Benz Actros 2651

Além de ser o caminhão que oferece de série vários itens de segurança ativa, o novo Actros ainda trouxe os inovadores retrovisores por câmeras, dispositivo que ajuda a promover a segurança no trânsito. Com esse sistema, o motorista consegue enxergar mesmo em situações críticas, como neblina, chuva ou pouca iluminação de forma geral. Além disso, sem os retrovisores tradicionais o caminhão ganha em aerodinâmica. O caminhão da Mercedes foi o primeiro a oferecer a tecnologia no Brasil, antes até do que os automóveis. Para chegar ao topo, ele concorreu com o DAF XF e o Scania R 410 a Gás.


Prós: Segurança

O Mercedes-Benz Actros é o único da categoria equipado de série com sistemas de segurança ativa.

Contras: Preço


O veículo ficou mais caro em relação aos concorrentes pelo pacote de soluções que entrega.

CAMINHÃO DO ESTRADÃO 2020

Scania R410 a gás


A categoria de caminhões pesados é a mais vendida porque o Brasil é ainda muito dependente da malha rodoviária e mais de 60% do transporte é feito por esse modal. Nos últimos anos, as fabricantes que atuam nesse segmento desenvolveram uma série de soluções. Caminhões mais inteligentes, econômicos e seguros. Mas a Scania pensou além. E trouxe ao Brasil uma solução para tornar o transporte rodoviário também menos poluente. Na Europa, a tecnologia a gás é considerada um degrau intermediário entre o combustível mais poluente e o elétrico. A Scania entendeu que essa é uma solução eficiente e menos descomplicada para a realidade brasileira.

Melhores do Jornal do Carro

Fiat Strada é a campeã

O principal prêmio do ano foi para a picape Fiat Strada, um dos vários lançamentos que chegaram ao mercado em plena pandemia, e que apesar disso teve uma ótima recepção de público e crítica.


Picape mais vendida do Brasil, a Fiat Strada estreou uma nova plataforma. A versão de cabine dupla ganhou quatro portas – uma exclusividade entre as caminhonetes compactas. O modelo de cabine simples tem um espaço extra atrás dos bancos. Além disso, trouxe novas tecnologias. A Fiat Strada foi o primeiro veículo nacional a oferecer conexão sem fio para celulares Android Auto e Apple CarPlay. Não por acaso, seu volume de vendas aumentou com a chegada da nova geração. Ela chegou a ocupar o topo do ranking em setembro, posição que uma picape nunca havia conquistado no Brasil.

Conheça todos os vencedores do Prêmio Caoa Chery Mobilidade Estadão 2020:

MELHOR HATCH COMPACTO

Volkswagen Polo



É tricampeão! Pelo terceiro ano seguido, o Volkswagen Polo garantiu o título de melhor hatch. A premiação é ainda mais emblemática se considerarmos que seus principais rivais (Chevrolet Onix e Hyundai HB20) foram completamente renovados e o VW não traz nenhuma atualização importante. Um dos méritos é a (ainda) moderna plataforma MQB-A0. Entre os destaques estão o painel virtual configurável, que não é oferecido em nenhum dos concorrentes, e itens como quatro air bags e controles eletrônicos de estabilidade e tração em todas as versões. O hatch tem uma ampla gama de versões, que vão da 1.0 com motor aspirado à esportiva, GTS, com motor 1.4 turbo de 150 cv.

Prós: Conjunto
Há boa oferta de opções, e a plataforma moderna garante dirigibilidade acima da média.

Contras: Acabamento
Na cabine, revestimento com muito plástico rígido é simples e pobre.


MELHOR SEDÃ COMPACTO

Chevrolet Onix Plus

O Onix Plus ganhou de novo. O vencedor do ano passado manteve o favoritismo, mesmo com a chegada de um forte oponente no segmento, caso do inédito Nissan Versa, além do Volkswagen Virtus. Em 2020, nenhum dos competidores conseguiu superar o GM, nem em vendas, nem no conjunto da obra. Ponto para a boa dirigibilidade e para o pacote de tecnologia, que inclui wi-fi a bordo e até carregador de celular por indução.


Prós: Tecnologia

Sedã deixa a concorrência para trás por oferecer wi-fi e carregador por indução.

Contras: Consumo


Apesar de registrar média de 9 km/l, autonomia é mais baixa que em alguns modelos da concorrência.

MELHOR SEDÃ MÉDIO

Toyota Corolla


Em sua 12ª geração, que chegou em 2019 e destronou o Civic do posto de campeão (que o Honda ocupava havia três anos), o Corolla evoluiu tanto que deixa todos os rivais no chinelo. E deve demorar para a concorrência chegar perto. Além do visual moderno, o Toyota se destaca por itens como o painel, os sete air bags de série e a garantia de até cinco anos. Mas o grande trunfo do modelo é a versão híbrida, exclusiva entre os carros do segmento vendidos no País. O Corolla é o primeiro híbrido do mundo com motor a combustão que pode ser abastecido com etanol. No primeiro semestre de 2021 virá a versão GR-S, com visual esportivo e motor 2.0 de 177 cv.

Prós: Versão híbrida
Trata-se do único híbrido do mundo cujo motor a combustão pode utilizar etanol, o que o torna ainda mais “verde”.

Contras: Autonomia
Por causa da suspensão traseira, que passou a ser independente, no tanque de combustível cabem apenas 50 litros.


MELHOR SEDÃ DE LUXO

Volvo S60

O Volvo S60, que já havia vencido entre os sedãs de luxo no ano passado, garantiu o bicampeonato. O modelo reúne qualidades como estilo atraente, bom acabamento, tecnologia, potência e bom custo-benefício. Com isso, mais uma vez ele acabou suplantando referências da categoria, como o Mercedes-Benz Classe C e – principalmente – o BMW Série 3. Um dos trunfos é o sistema híbrido, que gera 407 cv com economia. Outro destaque é a tecnologia de condução semiautônoma, caso dos dispositivos de manutenção em faixa de rodagem (com correção automática de direção) e controle de velocidade adaptativo.


Prós: Custo-benefício

O sedã da marca sueca consegue aliar estilo, potência, espaço e economia.

Contras: Equipamentos


Embora seja bem recheada de itens de conforto e tecnologia, a versão mais cara, T8, não tem faróis de neblina.

MELHOR SUV COMPACTO

Volkswagen Nivus


O Volkswagen Nivus trouxe frescor à categoria dos SUVs compactos. Em vez do tradicional formato de “caixa”, típico do segmento, a Volkswagen inovou ao desenvolver localmente um modelo que mescla características de cupê. Com isso, saiu do lugar comum e tirou do Hyundai Creta o título de melhor SUV compacto, obtido em 2018 e 2019. Ele suplantou também o irmão T-Cross, ao chegar trazendo mais tecnologia (como controle de velocidade adaptativo) e custando menos.

Prós: Custo-benefício

Além do estilo mais atraente, o Nivus é bem equipado e custa menos do que o T-Cross.


Contras: Espaço

No banco de trás, a acomodação é mais apertada, semelhante à oferecida no Polo.

MELHOR SUV MÉDIO

Caoa Chery Tiggo 8


Novato no segmento, o Tiggo 8 desbancou o vencedor do ano passado, o Toyota RAV4, e deixou para trás também o Volkswagen Tiguan. Embora tenha apenas uma versão, o SUV de sete lugares da Caoa Chery oferece um pacote invejável de tecnologias e itens de comodidades a um preço atraente, além do bom espaço para pessoas e bagagens. Assim como a versão, a motorização também é única: 1.6 turbo com injeção direta a gasolina, de 187 cv. O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens.

Prós: Custo-benefício


São sete lugares, bom acabamento, desempenho justo e ampla lista de equipamentos por um preço razoável.

Contras: Conectividade

Apesar da boa tela e do sistema intuitivo, central multimídia só oferece integração com Apple CarPlay. Não há compatibilidade com Android Auto.


MELHOR SUV DE LUXO

Land Rover Defender

A Land Rover não saiu do topo, mas trocou de produto. Vencedor no ano passado, o Velar dá espaço à aguardada nova geração do Defender. O modelo retorna ao mercado brasileiro com toda a capacidade off-road do anterior, mas recheado de tecnologia, inovação e itens de conforto que os demais veículos da marca britânica também oferecem. Para vencer, ele superou oponentes de peso como os Audi Q7 e RS Q8.


Prós: Off-road

Apesar de estar mais luxuoso, o Defender não perdeu suas características de um veículo fora de estrada.

Contras: Aerodinâmica


Por causa das linhas quadradas, o Defender sofre com o barulho do vento ao redor da cabine.

MELHOR PICAPE

Fiat Strada


Estava virando rotina. Por oito anos seguidos, a Ford Ranger foi a vencedora da categoria. Mas a compacta Fiat Strada deu um basta nisso. Para garantir a vitória, a picape se destacou pelas melhorias apresentadas com a nova geração, que finalmente trouxe novos motor, visual, plataforma e acabamento. Além de tirar a Ranger do topo, o modelo da Fiat bateu também a Chevrolet S10.

Prós: Conjunto

Picapinha melhorou em diversos aspectos, como direção, motor, câmbio e suspensão.


Contras: Ergonomia

Ela ainda não tem ajuste de distância do volante e posição de guiar continua elevada.

MELHOR ESPORTIVO

Porsche 911


A nova geração do Porsche 911 chegou ao Brasil no ano passado, conquistou o prêmio de melhor da categoria e pelo visto gostou de ficar lá. Tanto que desta vez faturou o bicampeonato. O ícone da esportividade automotiva, disponível nas versões cupê e conversível, recebeu um ousado pacote tecnológico sem abandonar a essência que cativa os apaixonados por carros ao longo dos anos. No caminho para o topo, deixou para trás o Jaguar F-Type e o Chevrolet Camaro.

Prós: Comportamento


Carro é muito rápido, ronca alto e traz extremo equilíbrio em curvas.

Contras: Espaço atrás

No banco traseiro, nem crianças ficam bem acomodadas.


MELHOR HÍBRIDO

Volvo XC40 Hybrid

A Volvo prometeu (e cumpriu) ter ao menos uma versão eletrificada de todos os seus carros vendidos no Brasil. No caso do modelo de entrada, XC40, a promessa foi cumprida recentemente com a estreia da versão T5 Plug-in Hybrid R-Design. O SUV pode, de acordo com dados da marca, rodar até 24,5 km na cidade e 22,3 km na estrada com um litro de gasolina. Para comparação, as opções “normais” rodam, respectivamente, 9,5 km e 11,9 km. O bom resultado é mérito do conjunto formado pelo motor 1.5 turbo de três cilindros, que gera 180 cv e 27 mkgf, e o elétrico de 82 cv e 16 mkgf. No total, são 262 cv e mais de 43 mkgf.


Prós: Autonomia
Considerando que o tanque tem 48 litros de capacidade, o SUV pode, ao menos em tese, rodar mais de 1.100 km sem reabastecer.

Contras: Ponto cego
A coluna “C” larga dificulta um pouco a visão e o cálculo de consumo é feito no padrão europeu (l/100 km) – não conseguimos mudar para o sistema usado no Brasil (km/l).

MELHOR ELÉTRICO

Audi e-tron


O SUV é o primeiro veículo 100% elétrico da Audi. E, além do sistema de propulsão, trouxe inovações como câmeras no lugar dos retrovisores. O modelo tem um motor em cada eixo. Juntos, geram potência de 408 cv e torque de 57,2 mkgf. A autonomia é superior a 400 km, segundo a fabricante. O e-tron foi o pioneiro de uma linhagem de elétricos da marca. Ele já gerou “filhos” como o Sportback, além dos esportivos e-tron GT e RS e-tron GT. Todos devem chegar ao Brasil no ano que vem.

Prós: Conjunto


Espaço para cinco pessoas e autonomia de 400 km garantem um excelente conjunto e uso não só urbano.

Contras: Espelhos virtuais

Apesar de ser inovador, os retrovisores exigem que o motorista se habitue ao uso. Tirar os olhos da pista para vê-los também incomoda.


MELHOR TECNOLOGIA

Porsche Taycan

No ano passado, o Jaguar I-Pace conquistou o prêmio de Melhor Tecnologia do Jornal do Carro, com louvor. O SUV 100% elétrico da marca inglesa consegue ao mesmo tempo impressionar na terra e no asfalto. Mas a chegada do Porsche Taycan elevou o padrão da disputa, e o modelo alemão ficou com o título desta vez. Tudo no Taycan é superlativo. O sistema elétrico tem 800 Volts. Os dois motores elétricos geram até 761 cv (na versão Turbo S, com a função overboost). O torque é de 107,1 mkgf. A aceleração até 100 km/h é feita em 2,8 segundos. A marca inclusive garante que na aceleração de 0 a 50 km/h o Taycan não perde nem para um Fórmula 1.


Prós: Aceleração

Graças à tecnologia empregada, ele é um dos modelos mais rápidos do mundo. E tem lugar para quatro pessoas.

Contras: Recarga


Ainda não há rede suficiente que permita viagens mais longas com modelos dessa categoria, o que limita o prazer ao volante.

VEJA TAMBÉM: Quarto eixo em caminhão é realidade no Brasil, mesmo proibido

MOTOMOTOR

MELHOR SCOOTER

Yamaha XMax 250


Sucesso de vendas desde seu lançamento, no início do ano, a XMax 250 sobressaiu-se na categoria em função do bom desempenho e tecnologia embarcada. Deixou para trás modelos de menor capacidade, como o scooter aventureiro Honda ADV e o Yamaha NMax 160 ABS. Com porte de maxi-scooter e design moderno, marcado pelos faróis e lanternas de LEDs, o XMax oferece boa capacidade de carga sob o assento, chave de presença e porta-luvas com tomada 12 V – itens de comodidade que fazem a diferença em scooters. O motor de um cilindro refrigerado a água produz 22,8 cv de potência, tem acelerador eletrônico e controle de tração. O sistema ABS de dois canais atua nos freios a disco dianteiro e traseiro.

Prós: Conforto


Com rodas aro 15 na dianteira e 14 atrás, absorve bem as imperfeições do piso. O amplo assento e a posição de pilotagem garantem conforto para piloto e garupa.

Contras: Preço elevado

Apesar do bom desempenho e pacote tecnológico, o XMax é vendido por R$ 24.890, valor equivalente a motos de média cilindrada, que oferecem melhor desempenho e mais versatilidade de uso.


MELHOR MOTO PARA TRABALHAR

Yamaha Fazer 150


Modelo mais sofisticado entre as motos de baixa cilindrada da Yamaha, a Fazer superou as concorrentes Honda CG 160 Cargo e Honda CG 160 Start, em função de seu design mais jovial e esportivo. Equipada com rodas de liga leve e freio a disco na dianteira, o modelo street ainda oferece painel completo, com conta-giros analógico e uma tela de LCD com diversas informações, inclusive a marcha engatada. O motor de um cilindro é bicombustível e produz 12,4 cv de potência, quando abastecido com etanol. O câmbio tem cinco marchas.

Prós: Design


Com grafismos mais elaborados e entradas de ar, que remetem aos modelos maiores da Yamaha, o visual da Fazer 150 exala mais esportividade.

Contras: Conforto

A esportividade do design se reflete também na posição de pilotagem: guidão mais baixo e pedaleiras recuadas não são tão confortáveis para quem passa muito tempo na moto.


MELHOR MOTO PARA VIAJAR

BMW R 1250 GS Adventure


Sinônimo de moto aventureira, a linha GS completou 40 anos de estrada em 2020 e tem na R 1250 GS Adventure seu modelo topo de linha. Não apenas a fama do nome, mas também a extensa lista de equipamentos de série, deixaram para trás a Honda Africa Twin Adventure Sports e a Honda CB 500X. Equipada com tecnologia de última geração, a GS Adventure conta com modos de pilotagem, controle de tração e até assistente de partida em subidas. Mas o grande destaque da mais recente geração da bigtrail é o novo motor boxer de 1.254 cm³ com comando de válvulas variável e 136 cv de potência. Nessa versão Adventure ainda vale destacar o tanque de 30 litros, que oferece bastante autonomia.

Prós: Segurança


Com centro de gravidade baixo e os mais modernos sistemas de segurança, a GS Adventure é relativamente fácil de pilotar até mesmo para motociclistas menos experientes.

Contras: Peso e altura

Embora se saia bem em estradas de terra, a GS é pesada (268 kg em ordem de marcha) e seu assento a 89 cm do solo foi feito para pilotos com mais de 1,80 m. A marca até oferece um kit especial para motociclistas mais baixos.


MELHOR SISTEMA DE CONECTIVIDADE EM MOTOS E SCOOTERS

CarPlay e Android Auto da Honda Gold Wing

Primeira moto do mundo a oferecer o Apple CarPlay, a Honda Gold Wing GL 1800 inovou ao adotar o Android Auto em 2020. A facilidade de poder espelhar a tela e acessar as principais funções do smartphone pelos comandos da moto derrotou o sistema da Harley-Davidson, que não contempla os celulares com o sistema operacional da Google, ou o app Rideology da Kawasaki, que tem funções mais limitadas.


Prós: Facilidade

A possibilidade de espelhar os celulares iPhone e Android completaram a excelente central multimídia da Gold Wing, que já dispunha de tela colorida de TFT e um bom sistema de som.

Contras: Exclusividade


Por enquanto, os sistemas só estão disponíveis nas duas versões da Gold Wing (Bagger e Tour), que são os modelos mais caros da Honda no País.

MELHOR INOVAÇÃO EM MOTOS E SCOOTERS

Colete airbag Alpinestars Tech-Air 5


Primeiro colete airbag totalmente “autônomo” e independente da motocicleta (não é preciso cabos ou qualquer dispositivo para utilizá-lo), o Tech-Air 5 desbancou o câmbio DCT da Honda e o controle adaptativo de velocidade em motos BMW e Ducati como a melhor inovação do ano. Equipado com sensores que monitoram velocidade, aceleração e outros parâmetros, o colete infla sozinho ao detectar queda ou colisão.


Prós: Versatilidade

O grande diferencial é que o airbag em forma de colete pode ser usado por baixo de qualquer jaqueta projetada para andar de moto.

Contras: Custo


Embora seja um equipamento de segurança, o colete airbag paga altas taxas de importação e chega ao Brasil por um preço quase proibitivo: cerca de R$ 6 mil.

MELHOR MOTO 2020

Honda CB 650R


Um dos principais lançamentos da Honda neste ano, o modelo é uma legítima naked, ou seja, não tem carenagem, e ostenta um belo motor de quatro cilindros em linha. Essas duas características fazem a cabeça do motociclista brasileiro e justificam sua vitória sobre a sport-touring Yamaha Tracer 900 GT e a bigtrail Triumph Tiger 900 Rally. Seu motor de 649 cm³ tem 88,4 cv de potência. Vale destacar ainda o controle de tração – uma exclusividade entre as nakeds médias.

Prós: Segurança

Além do controle de tração, freios ABS nas duas rodas e o sistema Emergency Stop Signal (aciona o pisca-alerta em frenagens bruscas) completam o bom pacote de segurança da CB 650R.


Contras: Potência

Apesar do bom desempenho, o motor de quatro cilindros chegou ao País com potência limitada em função das leis brasileiras de emissão de ruídos. Na Europa o modelo chega a 95 cv.

MOBILIDADE

Foram premiadas também inovações que, aliadas à tecnologia, auxiliam a solucionar problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos. São iniciativas que prezam pela segurança, conforto e sustentabilidade. Conheça as premiadas:


INOVAÇÃO DO ANO

Parceria Tembici e Ifood de Bikes elétricas compartilhadas

MELHOR APLICATIVO DE INTEGRAÇÃO ENTRE MODAIS

Moovit

MELHOR MARCA DE MICROMOBILIDADE ELÉTRICA

Lev


MELHOR MARCA DE BIKE NÃO MOTORIZADA

Specialized

SOLUÇÃO DE MICROMOBILIDADE

Bike Sampa/Itaú

SERVIÇOS
MELHOR APLICATIVO DE TRANSPORTE PARTICULAR

Uber


MELHOR LOCADORA DE VEÍCULOS

Localiza Hertz

MELHOR MEIO DE PAGAMENTO AUTOMÁTICO PARA PEDÁGIOS E ESTACIONAMENTOS

Sem Parar

MELHOR SEGURADORA

Porto Seguro Auto


MELHOR SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO DE CARROS

Blablacar

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