A Scania atenta às necessidades do mercado, apresentou recentemente uma versão do Scania 560 R Super adequado para o transporte de madeira. Todavia, o modelo é versátil. Afinal, trafega com mesma desenvoltura no uso misto. Ou seja, na rodovia e no fora de estrada.
Diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, Marcelo Gallao diz que o desenvolvimento do caminhão ocorreu depois de algumas demandas dos clientes. Nesse sentido, o executivo explica que esses veículos chegam a rodar até 300 km.
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“O transportador tem que viajar maiores distância para buscar madeira. Portanto, demanda de um caminhão que entregue boa velocidade média e ao mesmo tempo seja capaz de rodar no fora de estrada onde está a madeira”, explica.
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Scania 560 R para enfrentar o on e o off road
Assim, surgiu o 560 R Super 6x4 que tem chassi duplo. Ou seja, com toda longarina reforçada e com eixo traseiro com capacidade máxima de tração (CMT) de 150 t. Do mesmo modo, para rodar mais “solto’ na estrada e conseguir boa velocidade média, o caminhão conta com relação de eixo traseiro de 3,80:1.
O Scania 560 R Super é dotado de um motor DC13, fabricado pela marca, que desenvolve 560 cv de potência e torque de 285,7 mkgf. Esse motor trabalha com a caixa G33 CH também da Scania de com sistema Opticruise de 14 velocidades, sendo uma superreduzida e outra overdrive.
Gallao explica ainda que por causa de o caminhão rodar por pisos irregulares e de pouca aderência, com muita partida e parada, a caixa é muito mais exigida. Ou seja, a parte traseira da caixa entra em contato com o cardan. Por essa razão a planetária desse caminhão é maior e mais larga.
Todavia, apesar de o caminhão ser tecnicamente preparado para rodar no fora de estrada, a Scania colocou uma suspensão intermediária no eixo dianteiro. Assim, o caminhão trafega mais suave e leve em velocidade na rodovia.
Outro diferencial do Scania 560 R para a madeira é a sua tomada de ar alta. Algo que a Scania adotou do caminhão que é usado no grão. Isso ocorre porque o veículo entra em fazendas para buscar a madeira. Portanto, ficando em posição mais lata, o sistema é preservado.
Acabamentos
Nesse sentido, o caminhão herdou a grade dos faróis da gama XT. A altura da suspensão é mediana, o que possibilitou manter o para-choque de plástico. Como resultado, o caminhão mantém a tara adequada para não sofrer pênalti na balança.
A bordo, a Scania optou pela cabine R de uso rodoviário. Assim, mantendo o padrão de conforto para o condutor. Ou seja, com ar-condicionado digital, central multimídia e apesar da curta distância a oferta padrão do caminhão é na cabine leito. Preferida pelo mercado em razão do maior valor de revenda.
“Apesar de ser um caminhão novo no portfólio da Scania, todos os componentes já existem na nossa linha. Esse caminhão é flexível. Hoje ele roda na madeira, mas pode operar em outras atividades de uso misto”, explica Gallao.
Conforme a Scania, o modelo R 540 Plus também está apto a receber os mesmos equipamentos. Podendo ser uma opção mais barata em aquisição para o cliente.
Galão recomenda que nessa operação seja o caminhão com motor acima dos 500 cv. Afinal, vai rodar com 9 eixos. E quanto maior a potência e o torque o giro é mais baixo. Portanto, mais velocidade e menor consumo de diesel.