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Scania 560 G Super XT recém-lançado para o transbordo de cana terá versão a gás

O sucesso do novo modelo da Scania na Agrishow chamou a atenção de empresários do setor sucroalcooleiro que agora pedem a versão com motor a gás do caminhão

Andrea Ramos

14 de mai, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Scania 560 G Super XT recém-lançado para o transbordo de cana terá versão a gás
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Crédito:Fotos: Megatec
Scania 560 G Super XT recém-lançado para o transbordo de cana terá versão a gás

O sucesso do novo Scania 560 G Super XT durante a Agrishow 2025 chamou a atenção de empresários do setor sucroalcooleiro, que agora pedem uma versão a gás do caminhão. Dedicado ao transbordo de cana, o modelo se destaca por oferecer a maior capacidade de carga útil do segmento. Ou seja, até 34 toneladas por caixa, graças à configuração 6x4 com bitrem.

Desenvolvido em parceria com a Megatec, distribuidora da Randon Implementos, o novo caminhão despertou o interesse de grandes empresas do setor. Especialmente aqueles comprometidos com a descarbonização das operações.

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Atualmente equipado com motor diesel da nova geração Super, o 560 G Super XT está em fase final de homologação e será testado em campo por cerca de 20 clientes. Todavia, em paralelo, a Scania já estuda o desenvolvimento da versão com motorização a gás. Assim, atendendo à crescente demanda por soluções mais sustentáveis no transporte off-road.

Mas a novidade chegará com motorização a gás de 460 cv. Ou seja, por ora, a versão mais potente com tecnologia a gás da marca. E que atende a atividade de transbordo com a mesma capacidade de carga.


Versão a gás: mesma base, com adaptações pontuais

Scania 560 G Super XT recém-lançado para o transbordo de cana terá versão a gás
A versão a gás/biometano com motor de 460 cv chega ao mercado ainda este ano - Fotos: Megatec

Segundo o gerente de soluções off-road da Scania, Luciano Piccirillo, a versão a gás manterá a mesma configuração básica do modelo diesel. As adaptações necessárias incluem o alargamento dos eixos para bitolas de 3 metros, instalação de pneus de alta flutuação e proteções adicionais. Porém, sem comprometer o espaço ou a funcionalidade dos cilindros de gás.

Ainda de acordo com o executivo, há uma demanda crescente por veículos movidos a gás em operações fora de estrada, especialmente nos setores sucroalcooleiro e madeireiro. Ou seja, onde o biometano pode ser produzido a partir da biomassa gerada nas próprias atividades. Isso torna a operação mais autossuficiente e econômica, ao transformar resíduos da cana ou madeira em combustível.

“Já iniciamos o desenvolvimento da versão a gás e pretendemos disponibilizá-la ao mercado em breve. A expectativa é que até a próxima safra o caminhão esteja pronto para operar”, afirma Piccirillo.

Versatilidade para operações diversas

Além da robustez para o transbordo de cana, o Scania 560 G Super XT é versátil e capaz de tracionar até 91 toneladas. Para isso, conta com redutores nos cubos de roda adequados para aplicações de uso misto.


Ademais, os componentes exigidos nas operações canavieiras, como a bitola de 3 metros e pneus de alta flutuação, podem ser facilmente convertidos para uso rodoviário. Para isso, basta remover itens como as mangas de eixo e o alargador de chassi, retornando o caminhão às suas especificações originais com agilidade.

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