Conforme dados de emplacamento da Fenabrave, o Scania 460 R Super vende mais que o Scania R 450 Plus. Ou seja, o modelo com motor Super vendeu entre janeiro e novembro 2.554 unidades. Enquanto que o Plus de 450 cv emplacou 1.927 modelos. Vantagem de 627 unidades para o Super. Contudo, vale lembrar que a geração Plus chegou ao mercado em maio. Portanto, os resultados são a soma do Scania R 450 Plus e Euro 5.
LEIA MAIS
Andamos no Scania 560 G 8x4, novo caminhão off-road para mineração
Contran libera caminhão e carreta com maior comprimento
Caminhão Mack feito para sultão tem preço de Ferrari e Lamborghini
Nesse sentido, conforme o diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, Alex Nucci, a fabricante do grifo não fez muitos estoques de caminhões Euro 5. "Entramos em 2023 com cerca de 600 caminhões Euro 5 na rede", diz. Assim, leva-se a crer que boa parte das vendas do R 450 é do Scania Plus. Modelo que atende às demandas de emissões Euro 6.
Publicidade
Scania Super vs. Scania Plus
Contudo, as vantagens do Super se devem ao trem de força. Ou seja, motor e caixa totalmente novos. Assim, o motor traz novo comando duplo no cabeçote e o Scania Twin SCR, sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32). O que aumenta a eficiência do processo de pós-tratamento dos gases do escape.
Além disso, o motor de seis cilindros e 13 litros conta com bomba hidráulica de refrigeração variável. Bem como atualizações nos coletores do turbo e no escape. Da mesma forma, a taxa de compressão subiu. Agora, a pressão no topo do cilindro é de 250 bar. Além disso, o Super tem nova transmissão G25. Além de 75kg mais leve que a GRS905 do Plus, é mais silenciosa em 3,5 decibéis. Com o novo câmbio, o caminhão traz economia de 1% de diesel.
Seja como for, ambas as caixas, do Super e do Plus, são Opticruise automatizadas. Assim, o motor do Plus, tecnicamente é o mesmo Euro 5. Porém, para atender ao Euro 6, recebeu o sistema de pós-tratamento. Ou seja, tecnologia SCR, além dos sistemas DOC e DPF. Em comum, os caminhões de ambas as linhas contam com eixos 885. E com 90 t de capacidade máxima de tração.
O mercado
Seja como for, para Nucci a tendência é que, em 2024, o Scania Super tenha ainda mais vantagens sobre o Plus. Apesar de ser um caminhão mais caro, mostra-se em média 8% mais econômico.
"Há empresas que compraram o caminhão Super viram as vantagens em termos de eficiência. A gente fala na economia de 8% frente aos modelos Euro 5. Mas há operações em que o Super já se mostra até 12% mais econômico. E o empresário faz essa conta e percebe vantagens. Paga mais caro, mas o custo da operação é menor. Então, há compensações", explica Nucci.
No que se refere ao preço, uma versão do Scania Plus 6x2 custa R$ 1.023 milhão. Enquanto que o modelo equivalente na gama Plus sai por R$ 886 mil, segundo a Fipe. Entretanto, para o executivo, os caminhões vão conviver no mercado. Afinal, muitas empresas ainda compram pelo preço. E o Scania Plus vai atender esse segmento. "Mas temos clientes que estão comprando os dois. Para aquela atividade que precisa ter eficiência e o frete remunera, o cliente opta pelo Super. Se o frete não remunera, aí ele adquire o Plus", aponta Nucci.
Diferenças entre Super e Plus
- Motor Super é 8 mais econômico em relação ao Euro 5;
- Motor Plus é 3% mais econômico em relação ao Euro 5;
- Na nomenclatura do Super a potência vem primeiro e depois o modelo da cabine. Exemplo: 460 R;
- Nomenclatura do Plus, primeiro a letra da cabine e depois a potência do motor. Exemplo: R 450;
- O nome Super sempre aparecerá na grande do caminhão;
- O nome Plus está posicionado em uma placa na lateral do caminhão.