A Scania apresentou, na tarde desta terça-feira (15), o 30 G, seu primeiro cavalo mecânico elétrico a bateria no Brasil. A novidade será a principal atração da empresa na edição de 2024 da Fenatran, maior salão do setor de transporte da América Latina, que vai de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. De acordo com a marca, as vendas começam na feira.
Porém, não dá para esperar que haja uma corrida às concessionárias em busca do novo modelo. Afinal, o Scania 30 G vai ter preço no Brasil em torno de R$ 2,5 milhões. Seja como for, a marca informa que ao menos cinco potenciais clientes, entre embarcadores e transportadores, já estão negociando a compra do modelo no País. As primeiras entregas só devem começar em 2026.
VEJA TAMBÉM
Qual o impacto da Lei do Combustível do Futuro nos veículos pesados? Entenda
Caminhões mais vendidos: Volvo lidera, mas Scania é destaque
Cummins Meritor muda de nome e revela novidades para a Fenatran
Publicidade
Conforme o diretor de vendas da Scania, Alex Nucci, o Brasil será o primeiro país a receber o modelo com uma nova geração de trem de força. Ou seja, com motor central atualizado. “Esse caminhão é o mais atual na linha de produtos elétricos da Scania. Na Europa, a produção dessa nova geração está ganhando escala. E a Scania optou por instalar o novo trem de força primeiro nos cavalos-mecânicos”, diz.
De acordo com o executivo, à medida que a produção de outros modelos elétricos avançar no Velho Continente, a Scania do Brasil pretende trazer outras opções de caminhões. Ou seja, incluindo versões rígidas e semipesadas com diferentes opções de tração, de 4x2 a 6x4.
Vale lembrar que no início de 2024, a filial brasileira da Scania vendeu duas unidades do caminhão elétrico P25 6x2 para a Pepsico. Porém, esses modelos são da primeira geração de motores elétricos da marca. Por isso, as vendas do modelo a outras empresas não avançaram por aqui.
Atributos técnicos do Scania G30 4x2
O 30 G tem vocação urbana e regional. Conta com motor de 300 kw de potência (310 cv) e torque de 117 mkgf. Além disso, traz pacote de duas baterias que somam um total de 416 kWh. Como resultado, a autonomia é de 250 km.
O modelo traz um carregador CCS2, que suporta até 375 kW e 500 A. E seu carregamento total ocorre em aproximadamente 50 minutos.
O motor elétrico EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330 kW. E é equipado com eixo R780 com capacidade de carga de até 66 toneladas.