Notícias

Roubo e furto de caminhões no Brasil crescem 22,5%

Com aumento do número de ocorrências, associação dá dicas simples para reduzir o risco de roubo e furto de caminhões

Redação

07 de jul, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil
Roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil
Crédito:AEN/Divulgação
Roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil

De acordo com o levantamento da Associação de Proteção Veicular APVS Truck, o Brasil enfrenta um crescente aumento nos roubos e furtos de caminhões. Entre janeiro e fevereiro, o número de ocorrências registradas pelos associados cresceu 22,5%. Isso na comparação com os mesmos meses em 2022.

Somente no Estado de São Paulo, foram mais de 4,6 mil registros de roubos e furtos. Ou seja, uma média de 17 caminhões levados por ladrões diariamente. As cidades de Guarulhos e São Paulo lideram o número de casos. Foram 291 e 685 ocorrências, respectivamente.

LEIA MAIS
Scania R 450 6x2 Plus é mais barato que o Super; veja como ele anda
DAF já vendeu 3 mil caminhões com motor Euro 6 no Brasil
Entidade lista principais riscos para o setor de transportes de cargas no Brasil


Publicidade

Segundo o superintendente da APVS Truck, Alberto Andrade, a falta de segurança é um dos principais problemas nas estradas. Conforme Andrade, melhorar o policiamento e o monitoramento das principais vias ajudaria a reduzir as ocorrências.

Além disso, segundo Andrade, é preciso melhorar as condições da malha rodoviária. "Estradas mais modernas poderiam evitar que os veículos se envolvessem em acidentes ou apresentassem falhas. O que poderia minimizar as tentativas de roubo e furto em locais de maior risco”.

Roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil
Rodovias paulistas é onde a prática de furtos e roubos de carga mais ocorrem

Dicas de segurança para motoristas de caminhões

Dessa forma, a AVPS Truck orienta os associados a seguirem dicas para reduzir o risco de furtos e roubos de caminhões. Assim, é preciso planejar a rota com antecedência e variar os trajetos. Além disso, a associação recomenda fazer rodízio dos locais de abastecimento. Bem como de pontos de descanso e de paradas para refeição.

No mesmo sentido, a associação sugere a instalação de dispositivos de monitoramento e rastreamento nos caminhões. "Nos casos de roubo e furto, o associado é orientado a entrar em contato imediatamente com a central de assistência 24h para relatar o ocorrido”, diz Andrade.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião