Notícias

Roubo de carga: Bahia é o estado com maior crescimento de ocorrências em 2023

Apesar do aumento das ocorrências de roubo de carga na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro continuam a liderar o ranking dos números de casos no País

Redação

03 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Alimentos, eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos são os principais alvos de criminosos
Roubo de carga
Crédito:Divulgação/ABCR

A Bahia foi o estado brasileiro que mais apresentou crescimento em roubo de carga no Brasil neste ano. De acordo com dados do relatório trimestral de roubos de carga do Centro de Inteligência da Overhaul, o número de ocorrências saltou de 1% a 5% na representatividade em todo o País em período de um ano. Com isso, a Bahia está agora entre os estados com mais crescimento deste crime. Seja como for, a maioria dos casos ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro. Juntos, os dois estados da região Sudeste somam 76% dos casos registrados no País.

LEIA MAIS
DAF celebra 10 anos de Brasil com série limitada do caminhão XF
Programa de renovação de frota pode virar permanente, dizem fabricantes
Tacógrafo digital permite maior eficiência na gestão de frota

Conforme o estudo da Overhaul, o Brasil registrou 17.230 eventos de roubos entre janeiro e julho deste ano, um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022. Além disso, 87% das ocorrências se concentram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Tais dados, presentes no relatório, apontam a concentração nestas regiões como estável nos últimos anos. Seja como for, o Sudeste acumulou 79% dos casos. Por outro lado, o Centro-Oeste tem apenas 3%. Em contrapartida, o Sul tem 10% das ocorrências.


Publicidade

carga transportada
Scania/Divulgação

De acordo com o relatório, as cargas mais visadas são de alimentos e bebidas. Bem como de eletrônicos, agro e cigarros. Contudo, ainda que outras categorias, como a Farmacêutica, não tenham apresentado variações expressivas, permanecem alvos interessantes devido ao histórico atrativo e altos valores embarcados.

Prevenção ao roubo de carga

Conforme a Overhaul, além do uso da tecnologia a bordo dos veículos, a contratação de profissionais qualificados é essencial para coibir esse tipo de crime. Assim, as empresas que operam o transporte e armazenagem de cargas devem apostar em especialistas em gestão de riscos da cadeia de suprimentos, uma vez que são estes que planejam e organizam ativamente as viagens.


A Overhaul ainda recomenda um planejamento organizado das rotas de transporte. Isso inclui pontos de paradas seguros e frotas com tecnologia de rastreamento. Assim como a adoção de múltiplas camadas de proteção que precisam ser estrategicamente identificadas e empregadas para cada operação.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião