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Rolls-Royce apresenta caminhão híbrido com 1.560 cv de potência

Com o sistema híbrido do caminhão de mineração, Rolls-Royce promete redução do consumo de combustível e de até 30% nas emissões de CO2

Redação

17 de set, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Rolls-Royce mtu é um caminhão híbrido com 1.560 cv de potência
Rolls-Royce mtu é um caminhão híbrido com 1.560 cv de potência
Crédito:Divulgação
Rolls-Royce mtu é um caminhão híbrido com 1.560 cv de potência

A Rolls-Royce é reconhecida pelo luxo e exclusividade de seus carros. Porém, nem todo mundo sabe a marca atua em outras frentes. A divisão Power Systems, por exemplo, desenvolve motores para as mais variadas aplicações. Por exemplo, para aviões da Airbus e da Boeing, usinas termelétricas, navios submarinos e também caminhões.

Assim, o mais recente lançamento da companhia é um sistema híbrido para um caminhão de mineração que reúne motor a combustão e elétrico. Segundo a Rolls-Royce, a potência combinada é de 1.560 cv. Porém, a novidade tem como objetivo reduzir o consumo de combustível. Bem como as emissões de CO2, que podem ser até 30% menores que as de um modelo convencional similar.

Seja como for, o projeto tem como base o motor industrial V12 da MTU, que faz parte da Rolls-Royce Solutions. Aliás, essa divisão tem uma filial em São Paulo. O sistema reúne baterias mais robustas e motores elétricos instalados nas rodas. Assim, o conjunto instalado no caminhão-conceito substitui os motores V16 a diesel de 2.500 cv utilizados até então.


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Rolls-Royce vai oferecer kit do sistema

Além disso, há sistema que recupera a energia das desacelerações. Trata-se de uma ótima solução em minas, que têm muitas rampas longas. Isso porque o dispositivo funciona como uma espécie dínamo. Assim, as baterias vão sendo recarregadas quando o caminhão desce vazio paga buscar minério.

Seja como for, a Rolls-Royce não produz caminhões. No entanto, tem longa atuação no  fornecimento de motores de grande porte. Portanto, entre os clientes da empresa britânica estão. No caso de fabricantes de caminhões para mineração estão a alemã  Liebherr e a japonesa Hitachi.

Além disso, a britânica fez uma parceria com a norte-americana Flanders Electric para oferecer o sistema como um kit. Portanto, poderá ser utilizado para retrofit. Ou seja, na transformação de veículos convencionais em híbridos. De acordo com Rolls-Royce, o conjunto é modular. Assim, poderá equipar  diferentes tipos de caminhão de mineração.


Tecnologias limpas

Um caminhão com o novo dispositivo será exposto pela Rolls-Royce na MINExpo 2021. Trata-se de um dos maiores eventos do setor de mineração do mundo. Neste ano, a feira ocorrerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 26 a 29 de setembro.

Juntamente com o protótipo, a empresa vai apresentar motores alimentados por células a hidrogênio. Segundo a Rolls-Royce, a nova tecnologia deverá estar pronta para utilização em 2023. Inicialmente,. em motores estacionários. Depois, vai ser aplicada em caminhões de minério.

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