Robô da Ford substitui carregador e entregador de mercadorias; veja vídeo

O robô da Ford, batizado de Digit, foi criado para aplicação nas fases inicial e final da operação de logística, como embarque e desembarque das mercadorias em vans e furgões e entrega ao cliente

Robô da Ford
Robô da Ford foi batizado de Digit Crédito: FORD/DIVULGAÇÃO

Um robô da Ford pode substituir pessoas em tarefas de transporte de mercadorias. O equipamento, batizado de Digit, foi desenvolvido pela companhia norte-americana Agility Robotics. Duas unidades podem ser vistas no estande da Ford no CES, maior evento de tecnologia do mundo, que vai até sexta-feira (10), em Las Vegas, EUA.

O robô da Ford, com braços e pernas (não há cabeça), é capaz de interagir com seres humanos. Os Digits foram desenvolvidos para aplicações em logística, para a etapa inicial e final das entregas.

Robô da Ford
FORD/DIVULGAÇÃO

Eles atuam no embarque e desembarque de mercadorias em vans e furgões, por exemplo. O objetivo é que, em um futuro próximo, os robôs façam parte de serviços de entregas que envolverão também veículos autônomos.

CURTA O ESTRADÃO NO INSTAGRAM

Robô da Ford conversará com veículo

A parceria com a Agility inclui o desenvolvimento de pesquisas que permitam que o robô “converse” com os veículos da Ford. O sistema também poderá interagir com o entorno – caso de armazéns e depósitos, por exemplo.

Os veículos conectados da Ford podem também atualizar continuamente as informações dos mapas na nuvem. Depois disso, essas informações podem ser compartilhadas com os Digit.

Por meio desse recurso, o robô “saberá” informações sobre onde e como o cliente prefere que seja feita a entrega de suas encomendas. O Digiy também terá condições de pedir ajuda se algo inesperado acontecer.

Navegação refinada

Vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford, Ken Washington diz que os robôs tornarão as entregas mais eficientes e acessíveis. “Aprendemos muito trabalhando com a Agility e agora podemos acelerar nosso trabalho exploratório com robôs Digit comerciais”, afirma.

Desde a exibição do primeiro protótipo do Digit, em maio de 2019, a Agility Robotics vem implementando melhorias no robô. Entre os avanços, o desenho foi refinado e houve adição de recursos mais avançados.

As melhorias incluem novos pés, que permitem ao robô se equilibrar em uma perna só. Além disso, agora os Digit podem contornar obstáculos de forma mais cuidadosa e eficiente. Essa evolução é resultado também da introdução de novos sensores de navegação e de um hardware mais potente.



Notícias relacionadas