O ano começou incerto para a indústria de caminhões. Inseguranças ocorridas em 2023, que fecharam em vendas abaixo do planejado devido ao aumento do preço dos veículos devido a introdução das novas tecnologias de emissão P8 (Euro 6), fizeram com que a indústria segurasse as expectativas para o próximo ano.
Seja como for, 2024 começou agravado ainda pela elevada taxa de juros bem como a baixa no agronegócio, impactado pelas fortes chuvas, este um dos setores mais compradores de caminhões. Assim, gerando mais incertezas de como o mercado se comportaria.
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Porém, antes mesmo de o primeiro quadrimestre terminar, o mercado reagiu. Os transportadores foram às compras. Sobretudo, impulsionados pelo aumento do consumo. E na paralela, a indústria se planejava para a Fenatran.
Dessa forma, as entidades revisaram os números. Como resultado, conforme a última projeção da Fenabrave, em outubro, as vendas de caminhões devem encerrar 18% acima em relação a 2023. O que se traduz em mais de 123 mil unidades emplacadas.
Dessa forma, durante o ano, foi apresentado ao mercado muitas novidades. Até mesmo adiantando o que o cliente poderia comprar na Fenatran. Nesse sentido, o Estradão elencou os modelos que mais se destacaram de cada uma das marcas.
Seja como for, neste ano grande parte das marcas apostou na descarbonização, seja com motor elétrico a bateria ou a gás. Confira os lançamentos por marca.
DAF Caminhões Investe nos vocacionais
A DAF está disposta a crescer no mercado. E mesmo sendo a marca mais jovem do País, viu que isso é possível. Afinal, em pesados está entre as três preferidas. Todavia, conforme os números indicam são boas as projeções para alguns segmentos ligados às vendas de caminhões vocacionais, como a construção leve e pesada, por exemplo.
Por isso, a DAF esperou a Fenatran para apresentar uma linha dedicada ao segmento. Ao total, foram três modelos. O CF Mineração destinado à operação em minas, ainda traz a possibilidade de atuar na construção pesada. Por isso, o caminhão está disponível nas versões 8×4 e 6×4. E pode receber carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto.
Outra novidade é o CF Florestal para aplicações na madeira e cana. Além disso, há o CF Construção direcionado à construção civil. Mas também com vocação para atender o segmento agro. Por isso, o modelo conta com tração 6×4. Esse modelo tem motor Paccar PX-7, de 310 cv. Enquanto que as demais versões traz motor Paccar MX-13, de 3 litros.
Ford aprimora a Transit e traz a versão elétrica
A Ford lançou no primeiro semestre o furgão e chassi-cabine com motor elétrico a bateria no País. Ou seja, os modelos chegaram nas versões furgão e chassi-cabine com peso bruto total (PBT) de 3,5 t. Além do chassi-cabine com PBT de 4,2 t.
Todavia, independentemente da versão, a Ford E-Transit tem motor elétrico de 269 cv. E torque de 43,8 mkgf, disponíveis de forma imediata. A tração é no eixo traseiro e, de acordo com dados da fabricante, autonomia entre as recargas chega a 317 km.
Contudo, mais recentemente, a marca anunciou aprimoramentos na linha com motor a combustão. Nesse sentido, essas mudanças estão concentradas na parte interna do veículo. Dessa forma, a linha passa a ser equipada com painel de instrumentos 100% digital e uma nova central multimídia, agora com uma tela maior. Além disso, a Transit passa a contar com mais versões com diferentes opções de configurações e capacidades variadas.
Iveco investe no gás e na eletrificação
Neste ano, a Iveco apostou nos veículos com tecnologia alternativa ao diesel. E em abril, apresentou o primeiro modelo da gama a gás. Trata-se do pesado S-Way a gás, com primeira venda feita ao Grupo Cetric, com cerca de 30 unidades que foram entregues ao longo deste ano.
O caminhão conta com motor FPT Cursor 13, de 460 cv. E seus cilindros de gás/biometano têm capacidade total de 960 litros (240 m³). Do mesmo modo, na Fenatran, para completar a linha a gás a Iveco apresentou versão do Tector 4x2. O modelo conta com seis cilindros de gás de 80 litros, que entrega autonomia de 300 km.
O Iveco eDaily também foi lançado neste ano. Por enquanto, a gama de utilitário elétrico da marca italiana conta com as versões chassi-cabine e furgão com PBT que variam de 4,2 t a 7,2 t. E autonomia entre 100 km e 300 km.
Mercedes-Benz renova toda a família e anuncia teste com elétricos
Sem dúvida, a Mercedes-Benz foi a marca que mais apresentou novidades durante 2024. A de maior destaque foi a renovação total de design e capacidade da gama Accelo, com destaque para versões com até 1,2 t a mais de capacidade frente à geração atual, que permanecerá no mercado.
A linha Atego também ganhou versão cavalo mecânico de entrada com a nomenclatura 1933 4x2. O caminhão conta com 321 cv de potência e 127,46 mkgf de torque. E sua capacidade máxima de tração (CMT) é de 45,1 toneladas.
Outro destaque é o Actros Evolution, com destaque para o desenho renovado. Com grade dianteira na mesma cor do caminhão e faróis de LED, que passam a ser itens de série. Além disso, no tema segurança, o modelo conta com pacote de assistência ao condutor atualizado.
Uma versão do Actros também que chegou ao mercado em 2024 é o Estrela Delas, modelo com banheiro a bordo da cabine. Para garantir o conforto a bordo, há um sistema que evita o retorno de odores do sistema de esgoto para a cabine. Além disso, o modelo conta com ducha higiênica e espelho atrás do banco do passageiro.
A Mercedes-Benz Cars e Vans também trouxe ao País a eSprinter. A linha chega importada da Alemanha e com motor elétrico nas opções furgão, chassi-cabine e van de passageiros. A novidade fica pela autonomia de 478 km nas versões furgão e van.
Ainda no campo da eletrificação, a Mercedes-Benz começa a testar em clientes a partir de janeiro, os caminhões eCanter, modelo elétrico da Fuso, marca do grupo. Assim como o Actros 300 km, elétrico com autonomia de 300 km. Sendo adequado para médias distâncias. Todavia, os caminhões devem ser lançados mais para o final de 2025.
Scania apresenta caminhão elétrico, expande o gás e traz motor de 7 litros
Depois de apresentar ao mercado o que pode ser um dos seus últimos motores a diesel, o Super em 2022 antecipando a Euro 6 que chegaria em 2023, neste ano, a Scania apostou nos caminhões alternativos ao diesel.
Dessa forma, atualizou a linha a gás, com versões de até 650 km de autonomia e motorização de 420 cv e 460 cv. Do mesmo modo, a marca também apresentou ao mercado a versão a diesel B100. O caminhão é direcionado aos clientes que já operam com o B100 na frota, sobretudo no agronegócio. Portanto, não se trata de uma oferta para todo o mercado.
Outra novidade apresentada neste ano é o 30 G, o primeiro cavalo mecânico elétrico da Scania. O modelo começa a ser avaliado pelos clientes a partir do próximo ano. E deve chegar ao mercado para venda em 2026.
Outra aposta da marca, para garantir a eficiência é o motor de 7 litros para caminhões da linha P. Os modelos P 250 e P 280 chegam com a motorização que é combinada à caixa G25, a mesma dos pesados com motor Super.
Volkswagen Caminhões mostra o Constellation mais parrudo e versão a gás
A Volkswagen apresentou neste ano o Constellation 20.480. Ou seja, o cavalo mecânico 4x2 mais potente da categoria, com 480 cv, 244,7 mkgf e PBT de 56 toneladas.
Também trouxe os novos Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD. Em outras palavras, com eixos reforçados para transportar mais carga. No campo da descarbonização, a novidade é também o Constellation 26.280 movido a biometano que vai entrar em testes no início de 2025.
O caminhão é uma demanda do setor de coleta de resíduos. Assim, o objetivo é reduzir as emissões de poluentes nesse tipo de operação com o uso do biometano. O combustível emite até 90% menos dióxido de carbono equivalente (CO2e).
Volvo avança em tecnologia e segurança
A linha 2025 de caminhões Volvo F foi apresentada neste ano com importantes atualizações nos sistemas de segurança. Entre as novidades há os retrovisores por câmeras no lugar dos espelhos tradicionais. O item é opcional, mas amplia a visibilidade nas mais diversas situações de condução, como neblina, por exemplo.
Além disso, foram aprimorados os sistemas I-See e de leitura de placas. Outra evolução é no leitor de faixa de rodagem, bem como alerta de colisão com frenagem de emergência e sistema para evitar colisões laterais. Nesse sentido, as tecnologias presentes nos caminhões no Brasil estão em linha com os modelos vendidos na Europa.