Legislação

Renovação de frota faria produção de caminhões saltar para 200 mil por ano

Para a Fenabrave, que lidera estudo sobre a viabilidade de um programa de renovação de frota, o tema é prioritário, mas não tem data para sair do papel

Andrea Ramos

13 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Renovação de frota pode trazer ao Brasil a capacidade de produção de 200 mil veículos
Renovação de frota pode trazer ao Brasil a capacidade de produção de 200 mil veículos
Crédito:Andrea Ramos/Estradão
Renovação de frota pode trazer ao Brasil a capacidade de produção de 200 mil veículos

A renovação de frota é um dos maiores pleitos do setor de transporte rodoviário de carga do Brasil. Afinal, a idade média dos caminhões e ônibus no Brasil é de 23 anos. Como resultado, esses veículos são mais poluentes e têm maior chances de apresentar defeitos mecânicos. Bem como oferecem menos recursos de segurança e conforto ao motorista.

Segundo especialistas, outra vantagem do programa de renovação de frota seria o aumento da produção e das vendas de caminhões e ônibus novos. Assim, haveria maior geração de receita, bem como de distribuição de renda. De acordo com o diretor-executivo da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, Marcelo Franciulli, o potencial do mercado brasileiro é de 200 mil unidades por ano.

Conforme a área de comunicação da Fenabrave, em 2025 a federação será a líder do estudo produzido juntamente com outras associações e o governo federal para desenvolver um programa de renovação de frota. Ou seja, em conjunto com a Anfavea, que reúne as montadoras, Anfir, do setor de implemento rodoviários, e Sindipeças, da área de componentes e peças.


Publicidade

VEJA TAMBÉM
Caminhões que começam 2025 em destaque no Brasil e no mundo
Venda de caminhões em 2025 vai superar 127 mil unidades, prevê Fenabrave
CEO da Braspress diz que Brasil pode ter 'apagão logístico'

Renovação de frota depende de linhas de financiamento

Segundo o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o governo sabe da necessidade de implantação de um programa de renovação de frota eficaz. Bem como está ciente de que isso deve ocorrer o mais rapidamente possível. Desse forma, ele diz que trata-se de uma prioridade do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Seja como for, há Estados implementando seus próprios programas-piloto. De acordo com Franciulli, essas ações estão em linha com as regras da Medida Provisória (MP) 1175/23. Entretanto, há importantes desafios a serem vencidos. O mais complicado está ligado às linhas de crédito necessárias pra viabilizar a implementação do projeto.


Dessa forma, o presidente da Fenabrave afirma que o projeto está bem desenvolvido e tem legislação ampla. "Mas precisamos de recursos, que podem vir de algum fundo para criar uma verba, nem que seja para renovar um determinado volume de veículos por ano”, diz.

Mais segurança e menos emissões

Renovação de frota pode trazer ao Brasil a capacidade de produção de 200 mil veículos
Frota envelhecida polui até 87% mais na comparação com modelos novos; Foto: CNT

De acordo com Arcelio Junior, o programa de renovação de frota trará vários benefícios, como redução do risco de acidentes, bem como das emissões de poluentes. "Um caminhão com motor a diesel com idade média de 30 anos polui 87% mais que outro motor Euro 6", diz. Além disso, veículos mais seguros se envolvem menos em acidentes, o que reduz os custos inclusive do Sistema Único de Saúde (SUS).


Conforme a Fenabrave, não há perspectiva de que o programa de renovação de frota saia do papel neste ano. Entretanto, a ideia é iniciar o projeto pelo segmento de veículos pesados. Assim, apenas depois dos caminhões e ônibus a iniciativa passaria a inclui os veículos leves.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião