A Renault buscou inspiração no seu passado para criar o novo conceito Estafette, revelado hoje no IAA Transportation 2024, o salão de veículos comerciais de Hanover, na Alemanha. O veículo é um reinterpretação moderna da clássica van da montadora francesa que tinha o mesmo nome. De acordo com o fabricante, o modelo conceitual é uma visão futurista para seus veículos utilitários elétricos.
- VEJA MAIS:
- Scania 2025 é flagrado em testes e vem ao Brasil na Fenatran
- Caminhão Mercedes-Benz Arocs ganha carreta com piscina
- Roubos de vans, furgões e VUCs crescem quase 50% no Brasil
O Estafette Concept é um projeto gerenciado pela Flexis, empresa formada pelo Renault Group, Volvo Group e a CMA CGM Group, feito para operações urbanas. A montadora frisa ainda que um dos focos do conceito é a atuação no transporte de última milha, mas apresentando soluções de transição energética.
A Renault descreve o novo Estafette como uma “van compacta, porém espaçosa”, além de possuir motorização elétrica. Conforme apontou o fabricante, o modelo tem o comprimento de um Kangoo L2 (4,91 metros), a capacidade de carga do Trafic L1H2 (1.140 kg) e a “agilidade do Clio”.
Publicidade
“O Estafette Concept é o primeiro exemplo de como serão os veículos utilitários elétricos do amanhã: projetados especificamente para dirigir em cidades, compactos, conectados e construídos para serviços de entrega totalmente sustentáveis”, disse Philippe Divry, CEO da Flexis.
Conceito Estafette usa nova plataforma da Renault
A Estafette original, lançada em 1959, foi o primeiro veículo da Renault com o trem de força – motor e transmissão – instalado na parte frontal. Assim, todo o espaço traseiro ficou reservado para carga. Agora, o modelo conceitual também tem seu papel de pioneiro ao ser o primeiro demonstrador da marca francesa com a nova plataforma FlexEVan para utilitários elétricos.
A Renault diz que as especificações da FlexEVan são baseadas nos requisitos e feedback dos profissionais, oferecendo segurança aos motoristas e as mercadorias, bem como o carregamento e descarregamento de entregas rápidos. No entanto, a montadora ainda não forneceu dados sobre a performance e desempenho que podem obtidos em veículos construídos sobre a nova plataforma.
Além do nome, o Estafette Concept traz lembranças visuais da antiga van francesa. Por exemplo, na parte frontal os faróis de LEDs são arredondados como no modelo do passado. Outro detalhe marcante do clássico revivido no furgão futurista é a porta deslizante na traseira. Conforme informou a Renault, o conceito se tornará uma van de produção em meados de 2026.