Tecnologia

Renault 'Magnum" antecipou a cabine que virou referência de conforto em caminhões

Renault Magnum foi o primeiro caminhão com cabine "flat floor", sem túnel de transmissão, oferecendo maior conforto ao motorista

Thiago Vinholes

13 de set, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Renault Trucks, Magnum
Renault Magnum redefiniu o design dos caminhões pesados na Europa
Crédito:Renault Trucks/Divulgação

Lançado em 1990, o Renault Magnum redefiniu o design e o conceito dos caminhões de longa distância em todo o mundo. O modelo da marca francesa foi o primeiro a contar com cabine “flat floor”, sem túnel de transmissão, projetada para oferecer maior conforto ao motorista e aumentar significativamente o espaço interno. Além do piso plano, assentos ajustáveis, painel ergonômico e camas mais confortáveis completavam o pacote.

Até a chegada do Magnum, apenas os caminhões americanos ofereciam níveis elevados de conforto, com cabines espaçosas e ergonomia pensada para o bem-estar do motorista. Na Europa, os fabricantes, limitados por regras de dimensões mais rigorosas, produziam veículos mais simples, que mesmo assim eram referência e reproduzidos em vários países, inclusive no Brasil, que tinham padrões parecidos.

A Renault, por outro lado, inovou ao criar um novo estilo de cabine mais confortável para o motorista e dentro dos limites de porte exigidos na Europa e outros mercados de referência. O Magnum era oferecido em versões cavalo mecânico e rígidos com tração 4x2 ou 6x2.

Renault Trucks, Magnum
A cabine com piso plano permitiu arranjos mais confortáveis para os motoristas - Renault Trucks/Divulgação

O Magnum foi desenhado por Marcello Gandini, designer italiano que projetou carros como o Lamborghini Countach e o Citroën BX. Além disso, o modelo da Renault foi o primeiro caminhão criado pelo designer.


Renault AE Magnum influenciou todo o setor

Na Europa, os caminhões pesados mais conhecidos na época incluíam modelos como o Mercedes-Benz NG Series, Volvo F16 e Scania 2-Series. Com o lançamento do Renault AE Magnum, toda a concorrência ficou atrás em termos de conforto para o condutor. Além disso, o novo design era uma forma do fabricante expressar sua valorização pela profissão dos motoristas.

Renault Trucks, Magnum
A Renault produziu o modelo de 1990 até 2013 - Renault Trucks/Divulgação

A partir do Magnum, a ergonomia, o espaço interno e o conforto a bordo passaram a ser fatores centrais no desenvolvimento de novos caminhões de longa distância. O impacto do modelo francês também influenciou caminhões vendidos em outros mercados e todos os fabricantes europeus adotaram a cabine flat floor. Atualmente, fabricantes asiáticos também aplicam esse conceito em seus caminhões.

A Renault produziu a série Magnum até 2013 e, em seguida, lançou a linha T, que manteve a cabine de piso plano e continua em produção até hoje, sendo o principal caminhão pesado da marca.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião