O Renault E-Tech T, caminhão elétrico da marca francesa, poderá ser encomendado a partir do segundo semestre de 2025. Segundo a empresa, o modelo faz parte da sua nova geração de caminhões elétricos para operações de longas distâncias. Portanto, um dos destaques será a autonomia entre as recargas. De acordo com a Renault, o rodoviárias.
Conforme a marca, o modelo Renault E-Tech T pode rodar 600 km antes de ter de parar para repor a energia das baterias. Assim, a companhia informa que o caminhão elétrico oferece o mesmo nível de autonomia de modelos equivalentes com motores a diesel.
De acordo com a Renault, o novo modelo visa ampliar a oferta de caminhões focados na redução das emissões de poluentes. Dessa forma, poderá atender operações de clientes que precisam investir em operações de transporte mais sustentáveis.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Mercedes-Benz Actros Estrela Delas: primeira unidade é da APK
Caminhões elétricos e a gás ganham mais capacidade de peso no eixo dianteiro
VW e JAC puxam as vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás; veja o ranking
Mais autonomia no Renault E-Tech T
Segundo a Renault, a grande autonomia do caminhão E-Tech T está ligada, entre outras soluções, ao eixo elétrico. Dessa forma, o novo componente permite que os motores elétricos e transmissão sejam instalados na parte traseira do caminhão. Assim, isso abre espaço entre as longarinas para a instalação de mais pacotes de baterias.
Dessa forma, com mais espaço é possível acomodar baterias maiores e de maior capacidade. O que resulta na autonomia de 600 km. Para comparação, na Europa um caminhão diesel chega a rodar em média 630 km por dia. Vale lembrar que esse número considera motoristas que dirigem, em média, nove horas diárias. Porém, o tempo ao volante depende das leis de cada país.
Seja como for, a produção do novo caminhão vai ser na fábrica de Bourg-en-Bresse, na França. Desde o fim de 2023, essa planta vem sendo preparada pela Renault para receber as linhas de montagem de veículos elétricos.
Segundo dados da própria Renault Trucks, graças aos seus caminhões elétricos as empresas de transporte deixaram de emitir 29 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. Conforme a fabricante, esse número considera os mais de 30 milhões de km percorridos pelos modelos adquiridos por seus clientes.