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Recarga de caminhão elétrico em movimento está em testes na França

A recarga dinâmica será feita nos caminhões de serviços públicos; em 2027, opção deve passar a incluir ônibus

Redação

27 de jan, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Recarga de caminhões e ônibus elétricos em movimento é testada na França
EVIAS
Crédito:Fotos: Evias
Recarga de caminhões e ônibus elétricos em movimento é testada na França

A cidade francesa de Troyes deu início aos testes de recarga elétrica dinâmica de caminhões e ônibus. Em outras palavras, os veículos comerciais elétricos que trafegam pela cidade vão receber carregamento rápido e em movimento por meio de sistema desenvolvido pela Evias.

Dessa forma, a empresa de soluções dinâmicas de carregamento rápido para veículos elétricos está encaminhando 10 engenheiros para a cidade, a fim de colher todas as informações. Dessa forma, Troyes servirá como campo de testes para implementar o sistema de recarga por toda a Europa.

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Nesse sentido, a empresa foi bem-sucedida nos testes realizados na Suécia, cidade de origem da Evias. Seja como for, uma das vantagens desse sistema de carregamento é que o veículo pode carregar as baterias parado, no caso do ônibus, enquanto espera por passageiros, ou em movimento.

Vantagens da recarga em movimento para caminhões e ônibus

Recarga de caminhões e ônibus elétricos em movimento é testada na França
Os testes com caminhões ocorrem até 2026 - Fotos: Evias

Além disso, o sistema é seguro, já que dispensa uso de cabo de carregamento. Conforme a Evias, o sistema permite carregar os veículos durante a viagem. Isso graças a um coletor que retira energia elétrica do trilho instalado na via.


Por sua vez, o coletor sob o veículo é móvel para permanecer conectado ao trilho. Tudo está conectado, de forma a direcionar o coletor, equipado com GPS, autorizar a recarga, e desconectá-lo em caso de mudança de rota ou no final do trilho.

Seja como for, a Evias estima que a recarga de mais de 1 km possa dar autonomia adicional de 5 km. O dispositivo está disponível em uma instalação que também permite recarga do veículo estático.

Os testes vão durar cerca de dois anos. E conta com apoio de universidades locais. A princípio, a avaliação vai correr com caminhões destinados à limpeza urbana, incluindo varredores, e outros que atuam no serviço urbano.


Todavia, a segunda fase, em 2027, prevê a implementação em ônibus. Porém, com foco nas linhas de transporte público de passageiros.

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