Mercado

Ram Lança sua primeira van de carga elétrica

A ProMaster EV, van elétrica da Ram, marca focada em picapes, tem opções com capacidade de carga de 923 kg a 1.370 kg

Aline Feltrin e Aline Feltrin

22 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

van elétrica
Ambas as variantes do ProMaster EV são impulsionadas por um único motor elétrico com uma potência de 268 cv
Crédito:RAM| Divulgação

A Ram, marca Grupo Stellantis focada em picapes, acaba de lançar seu primeiro veículo 100% elétrico. Porém, não se trata de um modelo com caçamba, mas de uma van. Segundo a empresa, a novidade foi batizada de ProMaster EV e já pode ser encomendada nos Estados Unidos. Entretanto, não informações sobre a venda em outros mercados.

LEIA MAIS

Caminhões elétricos ganham ponto de recarga em Cajamar
Registro de transporte: cooperativas têm até dia 21 para revalidar
Financiamento de caminhões via CDC e Finame; veja qual é melhor


Publicidade

Inicialmente, a ProMaster EV tem duas versões. A Delivery, de entrada, tem painel traseiro retrátil feito de alumínio. Com isso, sua capacidade de carga é de até 923 kg. Por outro lado, a versão Cargo, que será incorporada à linha posteriormente, apresenta portas traseiras de abertura convencional. Sua capacidade máxima de carga é de 1.370 kg.

RAM/Divulgação
Ram | Divulgação

Autonomia de 261 quilômetros

Segundo a marca, as duas têm um único motor elétrico com potência equivalente a 268 cv e torque de 41,6 mkgf. Além isso, as bateria de 110 kWh garantem autonomia de cerca de 260 quilômetros em ciclo urbano. Conforme a Ram, elas podem ter 50 kW, 85 kW, 125 kW e 150 kW. Os pacotes ficam instalados no assoalho da van.


De acordo com dados da Ram, a ProMaster EV tem distância entre os eixos de 4,04 metros. Porém, há outras opções, de 3,66 m e 4,11 m. Além disso, a largura interna é de 1,92 metro. Por sua vez, a altura do teto varia de 1,95 m a 2,18 m. Como resultado, o volume máximo de carga transportada é de 14,83 m³.

Tecnologias

Apesar de o novo modelo ser focado no trabalho, a Ram não economizou na oferta de itens, sobretudo eletrônicos, para a ProMaster. Por exemplo, há sensores de obstáculos na dianteira e traseira, assim como alerta de risco de colisão frontal e assistência contra ventos fortes na lateral. Da mesma forma, há sensor de sonolência do motorista e acionamento automático dos faróis altos.

Segundo a marca, também há sistema de assistência ativa à condução de nível 2. Ou seja, o pacote inclui recursos de condução autônoma. De acordo com a Ram, o preço sugerido da ProMaster EV nos EUA parte de US$ 77.995, ou cerca de R$ 385 mil, na conversão direta, sem taxas.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião