Em seus objetivos de se tornar um dos principais fornecedores para o setor da mineração, a Volvo Construction Equipment Latin America passa a oferecer ao mercado da região o R100E, um caminhão rígido para 95 toneladas de carga útil.
Pelo tamanho e capacidade, o R100E é o maior equipamento de transporte da empresa, com peso bruto total de 164,5 toneladas. O modelo, desenvolvido na fábrica da Volvo CE na Escócia, unidade específica para a produção deste tipo de caminhão, se apresenta como uma solução capaz de movimentar mais material com menores custos operacionais.
Concebido para entregar mais produtividade por ciclo, o R100E tem caçamba com capacidade de 60,4 m³. Por sua forma em V, o compartimento de carga garante maior retenção do material durante o transporte como também menor adesão no descarregamento.
Publicidade
“O R100E é um aliado das empresas, ao diminuir o custo total de propriedade e aumentar a produtividade de quem atua nesta área”, afirma em nota Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.
O caminhão é tracionado por um motor Cummins com 783 Kw (1.064 cv) a 2.100 rpm e torque máximo de 4.631 Nm (472 kgfm) a 1.300 rpm. No conjunto motriz ainda funciona a transmissão Volvo Dynamic Shift Control, sistema que seleciona automaticamente os pontos de mudança de marcha, dependendo das condições de trabalho e da forma de condução.
Na transmissão ainda um retardador e um inibidor de descida em ponto morto garante o controle seguro nos declives, enquanto a uma proteção de sobrerrotação do motor desacelera o veículo automaticamente para preservar a segurança na operação.
A cabine, projetada para proteger o interior contra tombamentos e quedas de objetos, é sustentada por suportes de isolamento do tipo viscoso o que, de acordo com a Volvo, proporciona maior conforto no deslocamento, reduzindo vibrações e ruídos. Além da ampla área envidraçadas, o operador também tem à disposição sistema de câmeras que oferece visão de 360 graus, o Volvo Smart View, item fundamental para quem está na direção a mais de 2 metros do chão.
O condutor também acessa facilmente os dados de diagnóstico para análise e soluções rápidas. Pelo painel o operador monitora a condição da máquina e acessa pressões do sistema, temperaturas, consumo de combustível, além de obter diagnósticos do motor, da transmissão e da VCU, a unidade eletrônica que controla as funções do equipamento.