Com mais de 150 ônibus elétricos Mercedes-Benz emplacados apenas na cidade de São Paulo, a demanda por treinamento de profissionais de manutenção desses veículos deve aumentar na rede. A informação foi dada ao Estradão, pelo coordenador do Centro de Treinamento de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz, Douglas Holps.
Conforme Holps, a Mercedes-Benz já qualificou 53 profissionais desde a chegada do eO500U, ônibus elétricos da marca, em 2022. “Os veículos têm dois anos de garantia e para as baterias o tempo é maior, cerca de 8 anos. Porém, em breve, esses veículos vão parar para a manutenção. E as oficinas da rede devem estar qualificadas”, diz.
- VEJA MAIS:
- BYD renova sua linha de caminhões e trará novidades ao Brasil
- China vende mais de 70 mil caminhões elétricos pesados e XCMG lidera
- Implementos rodoviários: marcas vendem mais de 23 mil unidades em 2025
Além disso, o treinamento de quem vai trabalhar no reparo dos veículos elétricos é bem diferente, de acordo com Holps. Os cuidados são maiores, sobretudo relacionados à segurança, visto que esses profissionais vão operar com alta tensão.
Seja como for, atualmente apenas a concessionária Divena, localizada em Diadema, SP, oferece manutenção preventiva e corretiva para ônibus elétricos. Todavia, a partir deste ano, entraram em operação, ainda em fase de testes na logística da Mercedes-Benz, os caminhões eActros e Fuso eCanter. Cerca de 15 unidades que rodam nesse esquema no País. A partir do próximo trimestre os caminhões vão rodar em rotas reais de clientes da marca.
Por isso, a busca pelo treinamento de mecânicos especializados nas concessionárias vai aumentar. Dessa forma, para se preparar para a demanda, técnicos do Centro de Treinamento da marca da estrela foram para o Japão e Alemanha buscar certificação e, do mesmo modo, trazer o curso para o Brasil.
Em 2024, o Centro de Treinamento qualificou 8,9 mil profissionais

O Centro de Treinamento da Mercedes-Benz existe desde 1982. Todavia, desde janeiro ocupa um novo espaço em Atibaia, no interior paulista. O local destina-se ao atendimento de profissionais das 180 concessionárias da marca, bem como mecânicos das oficinas dos clientes transportadores e frotistas.
Ao total são 600 cursos oferecidos. Porém, com o advento dos veículos elétricos, a grade vai aumentar. Além dos profissionais de reparação da rede no País, o espaço ainda atende representantes da marca da estrela na América do Sul e Central, bem como os países overseas.
Gerente sênior de desenvolvimento da rede de concessionários e treinamentos da Mercedes-Benz, Sandro Onofre, os cursos oferecidos são direcionados ao pessoal de oficina, bem como gestores de rede e vendedores de veículos, peças e serviços da marca. “Oferecemos cursos de forma híbrida. Ou seja, com aulas on-line por meio de uma plataforma que é nossa. Além de uma segunda etapa presencial, com caminhões e ônibus, e com o suporte de todo o ferramental necessário”, explica.
Nesse sentido, as atividades ainda contam com o apoio de tecnologias como chatbot, inteligência artificial e realidade aumentada, por exemplo. Há ainda simulador de direção. E o Centro mantém parcerias com Senai, Fabet e Sest/Senat.
Seja como for, no ano passado passaram pelo espaço 8,9 mil profissionais. Para este ano são esperados cerca de 10 mil. Mas ao longo das quatro décadas foram mais de 460 mil participações em cursos.