A produção de caminhões no Brasil sofreu queda de 24,7% em janeiro quando comparado ao mês de dezembro. Dessa forma, o setor fabricou 8 mil unidades em janeiro ante os 10,7 mil veículos de carga fabricados no último mês de 2024. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Todavia, no comparativo da produção de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2024, o crescimento é de 1,3%. Isso porque no primeiro mês do ano passado as fabricantes produziram 7,9 mil caminhões.
- Scania vai lançar novas versões de caminhões com motores Super no Brasil
- Caminhões usados: Ford Cargo e Volvo FH lideram; lista tem cinco Mercedes-Benz
- Venda de caminhões pesados cresceu 10% em janeiro; Iveco S-Way estreia no top 10
Exportações em janeiro foram melhores que em dezembro
Conforme o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas, o cenário é de estabilidade, quando se compara os meses de janeiro deste ano com o de 2024. Porém, esse resultado foi puxado pelas exportações. Ou seja, neste mês foram exportados cerca de 1 mil caminhões, ante as 600 unidades no mesmo mês do ano passado.
Publicidade
“Foi um crescimento importante nas exportações neste primeiro mês do ano de 63%. Outro dado relevante, é que comparando o primeiro mês de 2025 com o de anos anteriores (2021, 2022 e 2023), ainda estamos abaixo na produção”, avalia Freitas.
Nesse sentido, uma das preocupações da Anfavea é que o aumento do preço do diesel, mais a alta da taxa de juros (Selic) possam impactar a venda de caminhões. O desafio é como o empresário vai repassar esse aumento de custos no frete.
Porém, Freitas avalia que segmentos como o da safra de grãos, que ajudam a vender caminhões, sobretudo semipesados e pesados, podem trazer certo equilíbrio. Nesse sentido, há a expectativa de uma produção recorde da safra de grãos na ordem de 322 t.
![Produção de caminhões recua 24,7% em janeiro, diz Anfavea](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/10135018/IVECO-BUS-1-1160x870.jpeg)
Produção de ônibus cresce no País
Em ônibus, a produção de janeiro em relação ao mês de dezembro foi positiva na ordem de 6,6%. No mês passado, os fabricantes produziram 1.806 unidades ante os 1.694 chassis fabricados em dezembro de 2024.
Do mesmo modo, o crescimento é visto no mês anterior quando se compara a igual período em 2024. Ou seja, no primeiro mês do ano passado, a indústria havia fabricado 1.596 ônibus. Portanto, avanço de 13,2%.
Esses bons resultados na produção de ônibus tem a ver com o Programa Caminho da Escola do governo federal. Segundo Freitas, apenas neste início de ano já foram emplacados 300 ônibus para o Programa. Além disso, desde o final do ano passado ocorre um crescimento na venda de chassis urbanos. O que está sendo positivo para a produção de ônibus.