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Primeiro caminhão elétrico vocacional da Peterbilt, 567EV tem até 400 km de alcance

Primeiro caminhão elétrico vocacional da Peterbilt, modelo 567EV tem dois motores elétricos que geram até 605 cv de potência

Redação

05 de mai, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Peterbilt 567EV, caminhão elétrico vocacional,
Modelo 567EV é o primeiro caminhão elétrico vocacional da Peterbilt
Crédito:Peterbilt/Divulgação

A Peterbilt, tradicional fabricante de caminhões dos Estados Unidos, lançou o 567EV, seu primeiro caminhão elétrico vocacional para serviço pesado. O modelo de zero emissão baseado na linha 567 a diesel atende aplicações como basculantes, veículos utilitários e transportadores de equipamentos.

O 567EV utiliza o novo sistema de motorização PACCAR ePowertrain, com dois motores elétricos e transmissão integrada de três marchas. A potência chega a 605 cv e o torque em 255,77 mkgf. O dispositivo de frenagem regenerativa tem três níveis selecionáveis de atuação.

De acordo com a fabricante americana, as baterias vêm em quatro opções de capacidade, com autonomia máxima de até 400 km, dependendo da configuração. Além disso, o sistema elétrico do 567EV suporta ePTOs de 25 kW e 150 kW, para energizar equipamentos como compressores ou guindastes.

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O Peterbilt 567EV tem motor elétrico, mas ainda mantém o estilo "bicudo" - Peterbilt/Divulgação

Caminhão elétrico preparado para aplicações vocacionais

O caminhão permite layouts de chassi personalizáveis, com ajustes no tamanho do chassi, o que oferece flexibilidade para atender diferentes necessidades operacionais. Conforme dados da marca, o modelo 567EV suporta até 38.933 kg de peso bruto total combinado (PBTC) e a arquitetura também permite integração com suspensões já usadas em caminhões vocacionais a diesel da Peterbilt.


O fabricante americano também oferece suporte de recarga aos operadores do 567EV. As concessionaria da marca nos EUA, por exemplo, vendem carregadores CA e CC de até 350 kW, que pode repor 80% das baterias em cerca de duas horas. Além disso, a Peterbilt tem serviços de planejamento e instação de infraestrutura com parceiros.

Peterbilt, caminhão elétrico vocacional,
O sistema elétrico do 567EV suporta ePTOs de até 150 kW - Peterbilt/Divulgação

Peterbilt 567EV estreia novo sistema SmartDisplay

A versão elétrica do modelo 567 estreia o novo sistema SmartDisplay da Peterbilt, que inclui uma tela sensível ao toque de 13” em posição vertical no painel. O equipamento concentra as funções rádio, navegação, ar-condicionado e os recursos de monitoramento do veículo.

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O modelo elétrico tem o novo sistema SmartDisplay da Peterbilt - Peterbilt/Divulgação

Além das funções principais, o SmartDisplay também oferece integração com o sistema SmartLINQ, que fornece dados em tempo real sobre o uso de energia, localização e autonomia. O motorista pode configurar o pré-condicionamento do trem de força e da cabine, bem como programar os horários de início da recarga para aproveitar tarifas mais econômicas de eletricidade.


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