A Peterbilt, tradicional fabricante de caminhões dos Estados Unidos, lançou o 567EV, seu primeiro caminhão elétrico vocacional para serviço pesado. O modelo de zero emissão baseado na linha 567 a diesel atende aplicações como basculantes, veículos utilitários e transportadores de equipamentos.
- VEJA MAIS:
- Conceito Vision V antecipa o futuro das vans da Mercedes-Benz
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
O 567EV utiliza o novo sistema de motorização PACCAR ePowertrain, com dois motores elétricos e transmissão integrada de três marchas. A potência chega a 605 cv e o torque em 255,77 mkgf. O dispositivo de frenagem regenerativa tem três níveis selecionáveis de atuação.
De acordo com a fabricante americana, as baterias vêm em quatro opções de capacidade, com autonomia máxima de até 400 km, dependendo da configuração. Além disso, o sistema elétrico do 567EV suporta ePTOs de 25 kW e 150 kW, para energizar equipamentos como compressores ou guindastes.

Caminhão elétrico preparado para aplicações vocacionais
O caminhão permite layouts de chassi personalizáveis, com ajustes no tamanho do chassi, o que oferece flexibilidade para atender diferentes necessidades operacionais. Conforme dados da marca, o modelo 567EV suporta até 38.933 kg de peso bruto total combinado (PBTC) e a arquitetura também permite integração com suspensões já usadas em caminhões vocacionais a diesel da Peterbilt.
O fabricante americano também oferece suporte de recarga aos operadores do 567EV. As concessionaria da marca nos EUA, por exemplo, vendem carregadores CA e CC de até 350 kW, que pode repor 80% das baterias em cerca de duas horas. Além disso, a Peterbilt tem serviços de planejamento e instação de infraestrutura com parceiros.

Peterbilt 567EV estreia novo sistema SmartDisplay
A versão elétrica do modelo 567 estreia o novo sistema SmartDisplay da Peterbilt, que inclui uma tela sensível ao toque de 13” em posição vertical no painel. O equipamento concentra as funções rádio, navegação, ar-condicionado e os recursos de monitoramento do veículo.

Além das funções principais, o SmartDisplay também oferece integração com o sistema SmartLINQ, que fornece dados em tempo real sobre o uso de energia, localização e autonomia. O motorista pode configurar o pré-condicionamento do trem de força e da cabine, bem como programar os horários de início da recarga para aproveitar tarifas mais econômicas de eletricidade.