Tecnologia

Primeira travessia de fronteira com caminhão autônomo é realizada na Europa

Caminhão autônomo cruza fronteira entre Suécia e Noruega sem motorista, marcando a primeira operação internacional do tipo na Europa

Thiago Vinholes

22 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Einride, caminhão autônomo,
Caminhão autônomo T-Pod foi o primeiro do tipo no mundo a cruzar uma fronteira internacional
Crédito:Einride/Divulgação

A empresa sueca Einride concluiu recentemente a primeira travessia internacional de fronteira com um caminhão autônomo, o modelo T-Pod. O veículo com motorização elétrica percorreu estradas públicas da Suécia até a Noruega e passou pelo posto alfandegário de Ørje sem motorista a bordo, utilizando o sistema digital Digitoll para liberar automaticamente a passagem entre os territórios.

A operação fez parte do projeto MODI, financiado pela União Europeia, que reúne autoridades públicas, operadores logísticos e desenvolvedores de tecnologia.

De acordo com a Einride, o teste demonstrou que um caminhão autônomo pesado pode se integrar a sistemas alfandegários e de gerenciamento de tráfego em tempo real. Durante a viagem, o veículo comunicou-se com a infraestrutura rodoviária e passou pela fronteira de forma totalmente automatizada. Por motivos de segurança, o veículo cruzou os territórios em velocidade limitada a 15 km/h.

Einride, caminhão autônomo,
Modelo pode transportar até 20 toneladas de carga - Einride/Divulgação

Além disso, o 2026 Truck Innovation Award (Prêmio de Inovação para Caminhões de 2026) reconheceu o marco da empresa sueca e o incluiu entre os concorrentes. A premiação ocorrerá durante a feira Solutrans, de 13 a 16 de maio de 2026, em Lyon, França.


Caminhão autônomo sueco

Diferentemente de modelos convencionais adaptados com controles automatizados, o T-Pod é o primeiro caminhão autônomo projetado na Europa sem cabine para motorista. Conforme dados da Einride, o veículo tem capacidade para transportar até 15 paletes padrão e um peso total de 20 toneladas.

T-Pod,
Veículo pode ser configurado de formas variadas, conforme a carga - Einride/Divulgação

Ainda de acordo com o fabricante, o caminhão utiliza uma bateria de 200 kWh que garante uma autonomia de até 200 quilômetros. A velocidade máxima do T-Pod é limitada em 85 km/h.

O veículo opera com nível 4 de autonomia conforme a escala da Society of Automotive Engineers (SAE). Ou seja, pode circular de forma autônoma em determinadas condições e ambientes pré-definidos. O sistema de orientação do caminhão utiliza câmeras, sensores LiDAR e inteligência artificial, mas também ser controlado remotamente por operadores humanos por meio da plataforma Einride Driver.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião