Os caminhões elétricos pesados nos Estados Unidos ficaram mais caros nos últimos cinco anos. Segundo um estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), os veículos anos-modelo 2020 a 2025 registraram alta de 27% nos preços, chegando a US$ 411.200. Em contrapartida, os modelos a diesel equivalentes registraram alta de 12% no país, chegando a US$ 172.500.
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Segundo o ICCT, fatores como maior autonomia — que exige baterias maiores —, diferenças nas cadeias de suprimentos e demanda por garantias ajudam a explicar as cifras mais altas nos EUA. No entanto, os autores do estudo, Yihao Xie e Ray Minjares, destacaram que a elevação dos valores dos caminhões elétricos pesados no mercado norte-americano ocorre num momento em que os preços das baterias de lítio estão ficando mais baratas do mundo todo.
Queda de preços na Europa
Enquanto os preços sobem nos EUA, a União Europeia registra o efeito contrário. No período analisado, o preço médio de caminhões elétricos pesados caiu 32%, refletindo a redução dos custos das baterias. Conforme aponta o estudo, essa diferença mostra um cenário em que o mesmo tipo de veículo apresenta comportamentos opostos nos dois continentes.
O estudo alerta que, se os fabricantes norte-americanos mantiverem preços elevados, poderão enfrentar dificuldades quando o mercado de caminhões elétricos se expandir. Portanto, a queda nos preços europeus mostra a necessidade de adaptação estratégica para aumentar a competitividade da tecnologia nos EUA.
Adoção de caminhões elétricos é lenta nos EUA
A alta nos preços impacta diretamente a adoção dos caminhões elétricos pesados nos EUA. Consultada no estudo, a Daimler Truck North America (DTNA) citou a baixa demanda como um dos fatores que motivou a demissão de 2.000 funcionários em Portland, Oregon, em julho. A unidade fabrica os modelos elétricos eCascadia e eM2, além da linha a diesel X-Series da Western Star.
Além do preço, outros fatores mencionados pelo ICCT que contribuem para a adoção lenta são: recessão prolongada nas tarifas de frete e a falta de estações de recarga adequadas. Em carta ao Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, a DTNA apontou que a infraestrutura insuficiente dificulta a venda de veículos de emissão zero, principalmente os médios e pesados.
Desafios regulatórios e futuros lançamentos
Os fabricantes também enfrentam obstáculos regulatórios. A DTNA, em conjunto com International Motors, Paccar Inc. e Volvo Group North America, busca isenção das regras estaduais de emissões da Califórnia.
Modelos como o Tesla Semi e o Windrose R700 prometem impulsionar as vendas nos próximos meses, mas o estudo alerta que, no curto prazo, preços elevados podem proteger lucros apenas temporariamente. Para expandir o mercado, será necessário aumentar a competitividade, ampliar a infraestrutura e lidar com regulações complexas.
O ICCT conclui que a combinação de custos altos, falta de infraestrutura, bem como desafios regulatórios são os principais obstáculos para a introdução em massa de caminhões elétricos pesados nos Estados Unidos.