Redação

02/10/2020 - 4 minutos de leitura.

Preço do diesel varia até 17% em setembro nos postos

O Índice de Preços Ticket Log (IPTL) também mostra que o preço do diesel mais alto foi encontrado a R$ 3,799 na Rodovia BR-101, em São Paulo

preço do diesel
Crédito: Divulgação/Sindicom

O preço do diesel comum variou 17% em setembro nos postos de combustíveis da  Rodovia BR-101. O valor médio mais baixo foi de R$ 3,249 no Rio Grande do Sul e o mais alto foi encontrado a R$ 3,799 em São Paulo. As informações são do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) que mapeia postos em todo o Brasil. A média do diesel S-10 foi de R$ 3,312, sendo o valor mais barato no Rio Grande de Sul e o mais alto em São Paulo.

Leia também: Preço do diesel aumenta até 4,22% nos postos do Brasil

Na Rodovia Régis Bittencourt, o trecho de São Paulo também lidera com o diesel mais caro se comparado aos postos do Paraná. Já na Rodovia Presidente Dutra e Fernão Dias, o trecho de São Paulo mantém as médias mais baixas não só para o diesel, como para todos os outros combustíveis.

Segundo o IPTL, na Dutra, em São Paulo, estão as menores médias para o diesel, gasolina e etanol. Mas no trecho do Rio de Janeiro todos os combustíveis estão sendo vendidos com valores superiores a de outros Estados.

A Fernão Dias, São Paulo liderou com os menores preços para o diesel, etanol e gasolina. Já Minas Gerais apresentou os maiores valores para o litro de todos os combustíveis ao longo da rodovia.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log.

Preço do diesel aumenta nas refinarias

A Petrobras anunciou nesta semana que aumentará em 3% o preço do diesel nas refinarias. A alta desse combustível ocorrerá pela primeira vez desde junho. Desde então, a Petrobras havia reduzido o valor por três oportunidades. As informações são da agência Reuters. Apesar da alta, o diesel acumula queda de 33,5% em 2020.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

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