Um mês após o reajuste negativo na tabela de frete, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma nova redução. Assim, mais uma vez o que motivou a baixa foi a queda no preço do litro do diesel S-10 nas bombas, de 5,7%. Conforme a lei 13.703/2018, o reajuste na tabela de frete deve ocorrer, portanto, a cada seis meses ou quando há o “gatilho”. Ou seja, aumento ou queda superior a 5% no preço do diesel nas bombas.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no período de 14 a 20 de maio, o preço do diesel S10 ficou em R$ 5,46, em média, por litro. Como resultado, houve queda de 5,7% na comparação com o período anterior.
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Planilha de calculo
Criada em 2018, a tabela de frete traz valor o mínimo que deve ser pago pelas transportadoras e embarcadores. Segundo a legislação, os preços referem-se ao quilômetro rodado, por eixo. Bem como à distância percorrida e tipo de carga. Assim, por meio de uma planilha de cálculo, é possível apurar quanto o caminhoneiro deve cobrar pelo frete.
Porém, uma queixa constante dos motoristas autônomos é o não cumprimento da lei. Além disso, boa parte dos caminhoneiros não utiliza essa ferramenta. Reportagem publicada pelo Estradão mostra que quase metade deles desconhece a tabela de preço de frete. Assim, o dado é resultado de um estudo feito pela Confederação Nacional do Transportador Autônomo (CNTA).
Seja como for, negociar bem o frete é essencial. Segundo estudo feito em 2022 pela Fretebras, isso pode garantir até 20% a mais de lucro ao caminhoneiro. O levantamento foi feito com motoristas cadastrados na plataforma eletrônica de oferta de frete.
Portanto, essa é uma solução ajuda a minimizar o impacto da alta de outros insumos e serviços que afetam a operação. Ou seja, pneus, peças, pedágio, etc. Resta saber se a redução será repassada ao consumidor.
Confira os reajustes da tabela de frete, por tipo de operação
- Transporte rodoviário de carga de lotação: - 2,34%
- Veículo automotor de cargas: -2,66%
- Transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,86%
- Veículo de cargas de alto desempenho: -3,21%