Notícias

Pouca infraestrutura e altos preços freiam implantação de caminhões elétricos nos EUA

Venda de caminhões elétricos está estagnada nos EUA, enquanto o comércio de vans elétricas de carga segue em alta

Thiago Vinholes

26 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mack Trucks, caminhões elétricos
Caminhão elétrico da Mack Trucks, tradicional fabricante dos EUA
Crédito:Mack Trucks

As vendas de caminhões elétricos nos Estados Unidos apresentaram uma estagnação nos últimos meses, com um crescimento modesto. De acordo com o relatório mais recente da Calstart, o setor enfrenta desafios substanciais que impedem a adoção desses veículos em larga escala no país. Em contrapartida, o comércio de vans de carga com emissão zero segue crescendo.

Em junho de 2024, os dados apontam que mais de 42.500 veículos comerciais elétricos estavam em operação nos EUA, um aumento de 41,6% em relação ao final de 2023. No entanto, a grande maioria dessas implantações (88%) consistiu em vans. No mesmo período. as vendas de caminhões de zero emissão representaram apenas 2,6% das vendas totais de caminhões novos no País, com 5.050 unidades.

O número compilado pela organização inclui as vendas de vans, caminhões leves, médios e pesados, caminhões de lixo, entre outros modelos comerciais de carga, todos com motorização elétrica.


Publicidade

Segundo a Calstart, a falta de infraestrutura adequada para recarga é um dos principais obstáculos enfrentados pela indústria nos EUA. Além disso, o custo elevado de compra dos veículos, os seguros mais altos e a incerteza regulatória contribuem para desestimular frotas e fabricantes a investir em modelos com motorização elétrica. No entanto, há centros com maiores incentivos para a tecnologia no país.

Califórnia lidera em caminhões elétricos dos EUA

A Califórnia é o estado com maior número de caminhões elétricos médios e pesados em serviço, enquanto outras regiões dos EUA ainda apresentam números muito modestos. Até a última contagem, a Calstart registrou 6,313 caminhões elétricos no estado. Na sequência, aparecem os estados do Texas (4,155) e Flórida (3,744).

Os regulamentos de emissões da Califórnia impulsionaram a utilização de caminhões elétricos na região. Porém, medidas como essa não ocorrem com a mesma intensidade em outros locais do país, o que, de acordo com a organização, limita o crescimento do setor. Por exemplo, dos 50 estados que compõem os EUA, apenas 17 possuem mais de 1.000 veículos comerciais elétricos registrados até o momento.


O relatório da Calstart também destaca que, apesar de algum progresso, a indústria de caminhões elétricos não está no caminho certo para alcançar as metas climáticas dos Estados Unidos para 2030 e além. A solução, conforme os especialistas, pode estar na adoção gradual em nichos de mercado, como transporte local e entrega de última milha, onde os veículos elétricos já têm se mostrado eficazes.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião