As vendas de caminhões elétricos nos Estados Unidos apresentaram uma estagnação nos últimos meses, com um crescimento modesto. De acordo com o relatório mais recente da Calstart, o setor enfrenta desafios substanciais que impedem a adoção desses veículos em larga escala no país. Em contrapartida, o comércio de vans de carga com emissão zero segue crescendo.
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Em junho de 2024, os dados apontam que mais de 42.500 veículos comerciais elétricos estavam em operação nos EUA, um aumento de 41,6% em relação ao final de 2023. No entanto, a grande maioria dessas implantações (88%) consistiu em vans. No mesmo período. as vendas de caminhões de zero emissão representaram apenas 2,6% das vendas totais de caminhões novos no País, com 5.050 unidades.
O número compilado pela organização inclui as vendas de vans, caminhões leves, médios e pesados, caminhões de lixo, entre outros modelos comerciais de carga, todos com motorização elétrica.
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Segundo a Calstart, a falta de infraestrutura adequada para recarga é um dos principais obstáculos enfrentados pela indústria nos EUA. Além disso, o custo elevado de compra dos veículos, os seguros mais altos e a incerteza regulatória contribuem para desestimular frotas e fabricantes a investir em modelos com motorização elétrica. No entanto, há centros com maiores incentivos para a tecnologia no país.
Califórnia lidera em caminhões elétricos dos EUA
A Califórnia é o estado com maior número de caminhões elétricos médios e pesados em serviço, enquanto outras regiões dos EUA ainda apresentam números muito modestos. Até a última contagem, a Calstart registrou 6,313 caminhões elétricos no estado. Na sequência, aparecem os estados do Texas (4,155) e Flórida (3,744).
Os regulamentos de emissões da Califórnia impulsionaram a utilização de caminhões elétricos na região. Porém, medidas como essa não ocorrem com a mesma intensidade em outros locais do país, o que, de acordo com a organização, limita o crescimento do setor. Por exemplo, dos 50 estados que compõem os EUA, apenas 17 possuem mais de 1.000 veículos comerciais elétricos registrados até o momento.
O relatório da Calstart também destaca que, apesar de algum progresso, a indústria de caminhões elétricos não está no caminho certo para alcançar as metas climáticas dos Estados Unidos para 2030 e além. A solução, conforme os especialistas, pode estar na adoção gradual em nichos de mercado, como transporte local e entrega de última milha, onde os veículos elétricos já têm se mostrado eficazes.