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Portugal e Espanha planejam autoestrada ferroviária para transportar semirreboques

Alternativa de transporte ferroviário de semirreboques pode retirar de circulação oito mil caminhões na Espanha

Thiago Vinholes

03 de fev, 2025 · 3 minutos de leitura.

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semirreboques, autoestrada ferroviária, Espanha
Semirreboques são içados por guindastes e acomodados nos vagões
Crédito:Transitalia/Divulgação

O transporte de semirreboques por linhas ferroviárias está ganhando espaço na Península Ibérica com a inauguração das “autoestradas ferroviárias”. O sistema, recém-introduzido na Espanha, será estendido para Portugal em 2026. De acordo com o jornal espanhol El Mercantil, o trecho entre os países deve movimentar 10 mil semirreboques por ano quando estiver totalmente operacional.

Na Espanha, os trens transportam semirreboques entre o terminal ferroviário de carga de Madri e o porto de Valência, de onde seguem de navio para portos na Itália. De caminhão, o trajeto teria pelo menos 1.200 quilômetros, variando conforme o destino. A transportadora italiana Transitalia dirige a operação, em parceria com a operadora ferroviária espanhola Tremisa.

Em Portugal, a empresa italiana planeja transportar semirreboques na linha de trem entre o Entroncamento, no centro do país, e Elvas, na fronteira com Espanha. Este trecho é um dos ponto mais importante de trocas comerciais e de transporte de passageiros entre os dois países. O início da operação da primeira autroestrada ferroviária conectando a Península Ibérica é programa para o início de 2026.


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Trem de semirreboques

Os semirreboques transportados de trem na Espanha viajam em vagões específicos, fornecidos pela fabricantes de implementos ferroviários Tatravagónka, da Eslováquia. Ao todo, a Tramesa adquiriu 35 vagões, que custaram cerca de 10 milhões de euros, de acordo com a imprensa espanhola.

Cada vagão pode transportar dois semirreboques. Além disso, o trem usado na Espanha viaja com uma composição de 20 vagões - portanto, transporta 40 semirreboques. Conforme divulgado pelos operadores, o serviço na ferrovia espanhola deve alcançar um ritmo de 200 partidas em 2026. Ou seja, é uma alternativa que pode retirar de circulação oito mil caminhões por ano no trecho entre Madri e o porto de Valência.

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