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Porto de Santos é o primeiro do Brasil a adotar caminhões a gás

Santos Brasil é a primeira empresa de logística a adotar caminhões a gás em operações portuárias no Brasil

Redação

15 de abr, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Santos Brasil é a primeira empresa do mundo a adorar caminhões a gás da Scania em operações portuárias
Crédito:Santos Brasil/Divulgação

A Santos Brasil, empresa de operações portuárias e logística, iniciou as atividades com caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) no Porto de Santos. Dessa forma, o terminal de contêineres Tecon Santos tornou-se o primeiro do Brasil a empregar veículos com esse tipo de motorização.

A empresa investiu R$ 40 milhões para adquirir a nova frota, composta por 35 caminhões Scania P 340 desenvolvidos especificamente para operações portuárias. Os modelos possuem motor de 9 litros com 340 cv de potência e 163,15 mkgf de torque com transmissão automatizada de 14 marchas. Conforme a operadora, os veículos suportam até 78 toneladas de capacidade máxima de tração.

Atualmente, o Tecon Santos conta com 140 caminhões movidos a diesel, que sairão de serviço nos próximos anos à medida que a Santos Brasil avança na transição para opções mais sustentáveis. De acordo com a empresa, o emprego dos caminhões a gás deve gerar uma redução de até 20% nas emissões de CO₂ da operação.

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, destacou o ineditismo da parceria com a Santo Brasil. “Essa é a primeira operação portuária do mundo com caminhões Scania a gás. É um avanço relevante para o transporte sustentável e para a maturidade das soluções alternativas ao diesel”, afirmou.

Santos Brasil investe para reduzir emissões de CO₂

Além de adquirir os novos caminhões a gás, a empresa também iniciou a implantação de um posto de abastecimento de GNC dentro do terminar para abastecer a frota. “Queremos operar com mais eficiência e menos impacto ambiental. Além disso, a introdução dos caminhões a gás reforça nosso compromisso com práticas ESG e com o desenvolvimento sustentável do porto”, afirmou Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.


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A empresa adquiriu 34 caminhões a gás Scania P 340 - Santos Brasil/Divulgação

Essa iniciativa faz parte do plano de transição climática da empresa, que tem como metas reduzir em 70% as emissões diretas e em 30% as indiretas até 2040. Nesse sentido, o projeto integra o programa de modernização e ampliação do Tecon Santos, que deve elevar sua capacidade anual de movimentação de contêineres de 2,6 milhões para 3 milhões até 2026, com investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões.

No ano passado, a Santos Brasil também colocou em operação oito guindastes elétricos (RTGs), que já começaram a substituir os modelos a diesel. A mudança reduzirá em 97% as emissões desses equipamentos e evitará a liberação de mais de 700 toneladas de CO₂ por mês.

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