A República Tcheca passou a contar com uma nova ferramenta para intensificar a fiscalização no transporte rodoviário. A polícia local recebeu uma van Iveco de entrega. Porém adaptada e equipada com câmera no teto, que será usada para monitorar caminhoniros e motoristas de ônibus.
Assim, à primeira vista, o veículo parece um Iveco Daily comum e com rack no teto. Mas basta observar de perto para notar o conjunto de antenas, bem como iluminação adicional e uma câmera com lente circular instalada na dianteira do teto. O equipamento transmite imagens em tempo real para uma central dentro da própria van. E os policiais controlam a lente por meio de um joystick e acompanham as gravações em vários monitores.
VEJA MAIS:
- Taxa de juros alta preocupa setores agrícolas e de caminhões
- Venda e caminhões, ônibus e implementos sinaliza queda em agosto
- Volvo FH16 de 780 cv pode repetir proeza de mover 750 toneladas ou mais
Multas por distração no volante
O objetivo da iniciativa é coibir comportamentos de risco. Como dirigir usando o celular ou realizando atividades proibidas, a exemplo de comer ao volante. Nesse sentido, em um dos primeiros testes, a câmera flagrou o motorista de um caminhão MAN TGL comendo com as duas mãos enquanto dirigia. Dessa forma, rapidamente, o condutor foi parado e recebeu multa de 1.000 coroas tchecas (cerca de R$ 260).
Segundo as autoridades, o foco será aumentar a segurança viária. Sobretudo, coibir um dos maiores fatores de acidentes no País, que é a distração ao volante.
Europa amplia fiscalização a caminhoneiros com veículos disfarçados

Seja como for, a estratégia da polícia tcheca segue uma tendência observada em outros países europeus. No Reino Unido, operações semelhantes já acontecem há mais de uma década com caminhões cegonha. Na Bélgica, patrulhas utilizam veículos disfarçados em fiscalizações. Enquanto na Holanda a prática é feita com ônibus. Já a Alemanha emprega vans equipadas com câmeras no teto para vigiar caminhoneiros nas estradas.
Com a chegada dessa nova tecnologia à República Tcheca, a expectativa é de que a fiscalização se torne ainda mais rigorosa. Assim, a intenção é ampliar a pressão sobre motoristas que insistem em se distrair durante a condução de veículos pesados.