O pneu é o segundo item mais importante na composição de custos do caminhão. Tanto de um único veículo quanto de uma frota, esse item só fica atrás do diesel. Por isso, uma das formas mais comuns de reduzir custos e ampliar a durabilidade do pneu é a recapagem. Segundo a Continental, o serviço tem preço 50% menor que o da peça nova.
Além disso, a durabilidade de um pneu recapado pode ser igual à de peças novas. Porém, para isso é preciso alguns cuidados. Aliás, a recomendação é de que o serviço seja feito sempre por empresas especializadas. Assim, é possível garantir a redução de custos sem compromete a segurança.
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Diferenças entre pneu recapado, recauchutado e remoldado
Conforme a Continental, há diferenças importantes entre pneu recapado, recauchutado e remoldado. De acordo com a empresa, a primeira é a mais segura e eficiente. Isso porque a carcaça do pneu recebe uma nova banda de rodagem vulcanizada e com desenho pré-moldado. Além disso, como durante o processo as temperaturas ficam abaixo de 120°C, há menor fadiga da carcaça.
No pneu recauchutado, parte da banda de rodagem velha é retirada. Depois, é feita a aplicação de uma nova borracha. Porém, esse material não é vulcanizado. Em seguida, a carcaça vai para o molde, onde é exposta a temperaturas de até 175°C. Com isso, há risco de fadiga do material.
Por fim, no caso do pneu remoldado, toda a banda de rodagem e laterais são retiradas. Depois, essas partes recebem uma nova borracha e o pneu é levado ao molde. Como o serviço requer temperaturas de até 175°C, pode ocorrer fadiga do material.
Como aumentar a vida útil do pneu
Seja como for, dá para ampliar tanto a durabilidade do pneu reformado quanto do novo. Para isso, basta tomar cuidados e atitudes simples. As dicas valem para donos de veículos de passeio e de comerciais. Isso inclui caminhões e ônibus, por exemplo.
Entre as principais estão fazer regularmente o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas. Do mesmo modo, deve-se manter sempre a calibragem adequada, seguindo a recomendação da fabricante. Segundo a Goodyear, a calibragem deve ser verificada a cada 4.800 km, em média. Se a pressão estiver acima do ideal, haverá desgaste excessivo do centro da banda de rodagem.
Por outro lado, se o pneu estiver murcho, além do desgaste irregular, haverá aumento no consumo de combustível. Porém, a aferição e a calibragem só devem ser feitas com os pneus frios. vilã na hora de reduzir a vida úti. Além disso, contribui para um consumo de diesel muito maior.