A Peugeot anunciou nesta semana atualizações nos furgões Partner Rapid e Expert à venda no Brasil, com destaque para os novos motores. Segundo a marca, houve ganho de eficiência e desempenho. Além disso, os dois modelos comerciais da linha 2025/2025 incorporaram mais equipamentos de série.
- VEJA MAIS:
- Mack Trucks celebra 125 anos de produção de caminhões
- Venda de caminhões médios: VW Delivery 11.180 lidera disparado em 2024
- Caminhões DAF para construção agora estão disponíveis em jogos
Partner Rapid é o 'Fiorino da Peugeot'
A Peugeot lançou o Partner Rapid no mercado brasileiro em 2022. O modelo é uma versão do Fiat Fiorino com pequenas mudanças no visual. Vale lembrar que as duas marcas fazem parte do Grupo Stellantis. Da mesma forma que a italiana, a francesa trocou o motor 1.4 Fire pelo GSE 1.3 Flex. Trata-se do 1.3 Firefly, desenvolvido pela Fiat. Os dois furgões têm câmbio manual de cinco marchas.
Conforme a Peugeot, são até 107 cv de potência e 13,4 mkgf de torque, com etanol. Assim como no Fiorino da linha 2025/2025, o ganho foi de 31 cv e 1,4 mkgf. Os números de consumo de combustível também são iguais. Ou seja, com etanol, são 8,7 km/l no ciclo urbano e 9,6 km/l na estrada, o que, de acordo com a marca, representa melhora de 7,27% e 14,56%, respectivamente.
Publicidade
Todavia, o modelo manteve a capacidade de carga de 650 kg e o compartimento de 3,3 m³ de volume. Em contrapartida, a Peugeot equipou o Partner Rapid com direção assistida eletricamente, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e controle eletrônico de estabilidade.
Expert ganha motor 2.2 turbodiesel
O Peugeot Expert 2025 agora vem com o motor 2.2 turbodiesel, que gera 150 cv de potência e 37,7 mkgf de torque. Comparado ao anterior, 1.5 BlueHDi, são 30 cv e 7,1 mkgf a mais.
Essa mesma troca de motores ocorreu na linha 2025 do Fiat Scudo e do Citroën Jumpy. Os três modelos compartilham a plataforma e a carroceria, bem como suspensões, direção e outras partes mecânicas. Ou seja, as diferenças são apenas detalhes, como os logos das marcas, todas controladas pela Stellantis.
Além disso, o Expert também ficou mais eficiente. Conforme a marca, agora o utilitário rodar12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Ou seja, teve ganhos de 4,2% e 15,1%, respectivamente, em relação a linha 2024. A transmissão manual de seis marchas nos dois modelos não mudou.
Com capacidade para transportar até 1,5 tonelada e volume de carga de 6,1 m³, o utilitário da Peugeot também recebeu leves atualizações no visual. Além disso, traz atualizações no sistema de conectividade e incorpora o Connect Fleet, para gestão de frota, bem como novos recursos de segura
A Peugeot informou que os Partner Rapid e Expert renovados chegarão em breve à sua rede de concessionárias no Brasil. Entretanto, a marca não divulgou os preços dos veículos atualizados.