Petrobrás prepara cartão para pagamento de diesel

Novidade ocorre junto ao anúncio da nova política de periodicidade de reajuste da empresa sobre o combustível

Postos BR terão cartão para pagamento de diesel Crédito: Foto Marcio Roberto Dias/Petrobrás

A Petrobras anunciou na terça-feira, 26 de março, que a subsidiária Petrobrás Distribuidora está debruçada no desenvolvimento do Cartão Caminhoneiro para pagamentos de diesel a preço fixo nos postos nos postos com a bandeira BR. A empresa estima introduzir o novo produto em um prazo de noventa dias.

A novidade surge junto da decisão da diretoria executivo da Petrobras aprovar alteração na periodicidade de reajuste nos preços do diesel na refinaria, que passam agora a ser cada quinze dias, no mínimo. Até então, a petroleira vinha reajustando o combustível em intervalos menores.

Segundo a empresa, o preço do diesel nas refinarias da companhia corresponde a 54% do preço final cobrado nas bombas. Em nota, a Petrobrás diz que “o Cartão Caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens.”

A petroleira ainda não informa como o cartão funcionará. A maneira como foi colocada pela empresa, no entanto, indica que será do tipo pós-pago que acumulará litros de diesel e não valores, afinal, os preços poderão sofrer ajustes durante a viagem, além das variações de preço entre estados em função de diferenças da carga tributária.

Em comunicado, a companhia garante que “manterá a observância de preços de paridade internacional (PPI), abstendo-se, portanto, de práticas que poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possui 98% da capacidade de refino do Brasil.”

A alta nos preços do diesel foi o principal combustível que detonou a greve dos caminhoneiros em maio do ano passado.


Notícias relacionadas