Um caminhão Peterbilt da STX Southern Tier Express, empresa de Nova York, nos Estados Unidos, ganhou novo motor. Porém, não se trata de um propulsor comum. Estamos falando de um Caterpillar V12 de 27 litros. Segundo a transportadora, o motorzão gera potência de 1.000 cv e torque de 390 mkgf.
LEIA MAIS
Scania 460 R Super ou 450 R Plus: qual caminhão é melhor negócio
IPVA 2024 para caminhões: veja datas, desconto e como pagar
Onda de calor: transporte de produtos perigosos requer atenção
Para chegar a esse resultado, foram necessários quatro anos de desenvolvimento. Além disso, para receber o novo motor a dianteira do caminhão foi alongada em 46 cm. Da mesma forma, o câmbio de 18 marchas teve de receber atualizações. Afinal, a caixa foi projetada para gerenciar os 460 cv do motor original, um Cummins de 460 cv.
Publicidade
Peterbilt puxa carretas de 13 eixos
Segundo informações da empresa, essas mudanças foram fundamentais para garantir a durabilidade do caminhão. Afinal, originalmente o motor Caterpillar V12 é utilizado como estacionário, para gerar energia elétrica, por exemplo.
Seja como for, o projeto foi um sucesso. Afinal, desde a adaptação, feita no início dos anos 2000, o Peterbilt já rodou 180 mil milhas (cerca de 290 mil km). Conforme a transportadora. o modelo é usado para movimentar cargas extrapesadas. Nesse sentido, utiliza implementos de 13 eixos.
Da mesma forma, o caminhão transporta cargas indivisíveis. Ou seja, como pás de geração de energia eólica, por exemplo. Recentemente, o Peterbilt com motor V12 levou um desses equipamentos de Brownsville, a Fluvanna, no Texas. Segundo a transportadora, o trajeto tem cerca de 950 km.
Porém, não se trata de um modelo convencional de transporte. Afinal, cada lâmina tem 84 metros de comprimento, sendo que quase 25 metros ficam de fora da linha de eixo. Portanto, o motorista precisa tomar muito cuidado em curvas e outras manobras.
Além disso, as pás têm 5 metros de altura e 4,6 m de largura. Com isso, durante essa operação o peso bruto total (PBT) do caminhão era de 62 toneladas. De acordo com a empresa, o caminhão com motor V12 cumpriu a tarefa de forma muito eficiente.
Porém, o Peterbilt não é usado apenas no trabalho pesado. Afinal, como ganhou fama e mostrou ser um projeto bem sucedido, atrai a atenção por onde passa. Assim, o caminhão também participa de exposições e eventos nos EUA.