Notícias

Penske recebe o primeiro Freightliner elétrico

Em parceria com a Daimler, modelo inicia testes em operações de entrega na Califórnia

Redação

21 de dez, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Freightliner eM2 inicia testes com a Penske
Crédito:Foto: Daimler Trucks North America

A subsidiária da Daimler na América do Norte, controladora da Freightliner na região, entregou o primeiro modelo eM2 totalmente elétrico para a empresa logística Penske. O caminhão será aplicado em serviços diários de distribuição de carga no Noroeste do estado da Califórnia. Ao longo do ano que vem, a companhia de transporte receberá mais 20 modelos 100% elétricos, outros dez eM2 e dez eCascadia, indicado para as tarefas rodoviárias. A Daimler estima para 2021 a produção em série das soluções elétricas.

A entrega do eM2 à Penske representa para Daimler o primeiro passo em direção à eletrificação do transporte urbano de carga no Estados Unidos. O modelo que chega na frota da empresa logística, com as baterias totalmente carregadas, promete autonomia em torno de 370 quilômetros, o que o torna indicado para os serviços conhecidos como última milha, do centro de distribuição ao varejo. De acordo com a fabricante ainda, as baterias carregam 80% em aproximadamente 1 hora, passando a fornecer capacidade útil de 325 kWh, o equivalente a 480 cv.

Já o eCascadia, caminhão elétrico para longas distâncias rodoviárias, quando em produção terá potências de 730 cv, com baterias que fornecerão 550 kWh e alcance para 400 quilômetros. Em 90 minutos na tomada, as baterias recuperam 80% de suas capacidades, o que dará em torno de 320 quilômetro de autonomia.


Publicidade

“Atualmente, clientes nos Estados Unidos, Japão e Europa já operam nossos caminhões movidos a baterias, quase silenciosos e isentos de emissões, como o leve Fuso eCanter, já em produção em série, e o Mercedes-Benz eActros”, conta em nota Gesa Reimelt, diretora da unidade de negócios E-Mobility, do Grupo Daimler para caminhões e ônibus. “Vamos agora acelerar o desenvolvimento dos modelos elétricos Freightliner eCascadia e eM2 para ajustá-los às operações cotidianas difíceis, do ponto de vista tecnológico e econômico. Aqui nos beneficiamos do compartilhamento global de conhecimento e experiência dentro do E-Mobility Group, que agrupa todas as atividades eletrônicas em uma organização, independentemente da marca, região e segmento de veículo.”

A Daimler adianta ainda novidades a serem apresentadas no CES 2019, feira de tecnologia que ocorrerá a partir de 8 de janeiro em Las Vegas. Na ocasião, a empresa promete surpresas na área de automação.

Deixe sua opinião