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Pedágios de rodovias do PR vão ficar mais baratos; entenda

Licitação para leilão de dois lotes de rodovias do Estado deve ocorrer ainda neste mês e prevê redução de até 46% nos preços dos pedágios

Redação

05 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

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pedágios
O sistema rodoviário paranaense tem 3,3 mil quilômetros de pistas federais e estaduais
Crédito:Divulgação/DNIT

Os pedágios de rodovias do Paraná vão ficar mais baratos em breve. É o que prevê o contrato de leilão dos lotes 1 e 2 do sistema rodoviário do Estado. Isso resultado de um acordo assinado entre o Ministério dos Transportes e o governo do Paraná, que vai permitir a privatização das rodovias. Com isso, a expectativa é de que os preços fiquem, em média 28% mais baixos, sem contar a inflação.

Ou seja, os motoristas que passarem pelos pedágios de Lapa, cidade distante cerca de 70 km de Curitiba, por exemplo, vão pagar até 33% menos. Em Porto Amazonas, a 75 km da capital, a redução deve chegar a 46%. Conforme o Ministério dos Transportes, o edital deve ser liberado na segunda quinzena de maio.

Porém. para isso ocorra o governo do Paraná teve de entregar à União a tutela das rodovias do Estado. Como resultado desse acordo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT vai ficar responsável pela aprovação da documentação. Bem como por publicar o aviso de licitação.


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Investimento bilionário

Assim, no novo modelo o vencedor do leilão vai ser quem garantir o menor valor de tarifa dos pedágios. Conforme o Ministério do Trabalho, dos seis lotes que fazem parte do sistema rodoviário do Paraná, dois estão com os projetos prontos. O lote 1 tem 473,1 quilômetros de extensão e inclui as BR 277, 373, 376 e 476 e as PR 418, 423 e 427.

No total, são 343 quilômetros de duplicações e 218 km de terceira faixa. A concessionária que vencer o leilão vai ter de investir R$7,9 bilhões ao longo do contrato. Além disso, precisará bancar o custo de operação dos trechos.


De acordo com a proposta, a tarifa no caso de pista simples e dupla deve ser diferente. Bem como prevê mecanismo de compartilhamento de risco de receita, desconto para usuário frequente e para quem usa tags - nesse caso, de 5%. Além disso, a concessionária deverá instalar iluminação inteligente de LEDs e construir áreas de escape.

As obras de ampliação de capacidade devem ser feitas em um ciclo único, concentrado entre os anos três e sete da concessão. A avaliação dos outros quatro lotes ainda deve ser feita pelas áreas técnicas do Ministério dos Transportes e da ANTT.

Em novembro de 2021, a União assumiu a responsabilidade pela conservação de 1.877 quilômetros de rodovias federais no Paraná. Até então, esses trechos eram administrados por seis concessionárias diferentes. Desde então, estão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).


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